O MESMO AMOR

Código do livro: 121978

Não Ficção, Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 975 vezes desde 23/01/2012

Este livro foi produzido e arquivado por longo tempo, tão longo que nem me lembro mais das datas, de alguns eventos, de situações... das pessoas? Essas sempre ficam pululando a memória, livre da contaminação do sofrimento momentâneo, mesmo que ele tenha sido sentido e expresso à época.

As poesias que o compõem são misturadas de diversos períodos e anos salteados, de experiências múltiplas vivenciadas por mim, mas também pelo “outro”, esse outro que somos todos nós com nossas vidas ocidentais ou não, assemelhadas ou distantes.

Por mais intimistas e particularizadas, vejo-as pelo recorte da lente de escritora, pelo ângulo que fotografa momentos estanques de sonho e divagações, que não correspondem literalmente ao, única e exclusivamente, vivido, já que a verdade é construída por interpretações subjetivas, nossas versões da “realidade”.

Na adolescência, tudo é mais intenso, romanceado e colorido com a paixão e seus parentes opostos. Então, muitas dessas poesias tomaram forma nesse estágio e só estão vindo a público agora. Essas poesias são versões do que se entendeu ou se entende do amor.

Com o percurso da vida, você vê que tudo não passa da ilusão de um estado temporário de deslumbramento e fascínio pelo mundo, pelas pessoas, e pelas próprias emoções em estado vulcânico, o que é necessário à consolidação da identidade e do caráter. Entretanto, você percebe que o que ficou de bom é um sentimento de descoberta com cheiro de quero mais e se dá conta de que viver e amar é processo contínuo e inacabado.

Boa leitura,

a autora

Edição 1 (2012)

Janice Mansur

A autora é graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em "Leitura e Produção Textual" pela mesma instituição.

Possui ampla experiência na área de edição e revisão de tradução, trabalhando há 23 anos para particulares, empresas variadas e editoras, atuando ainda como produtora de conteúdo e redatora.

Apesar de ser uma profissional da área de Letras, é extremamente envolvida com a área jornalística. Fez Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – curso básico de propaganda –, tendo estagiado em algumas agências, no Rio de janeiro, como contato publicitário e com criação.

É também articulista, contista, professora, poeta premiada em vários concursos, tendo sido classificada como uma das 10 poetas premiadas pela Academia Niteroiense de Letras – ANL – cuja coletânea foi lançada no dia 03 de dezembro de 2008.

Atualmente, em 2020, reside em Londres e leciona em uma das melhores escolas de POLH (português como língua de herança), Clube dos Brasileirinhos, para filhos de estrangeiros que querem manter nossa língua viva em seus corações.

Insta: @janice_mansur

YouTube: BETTER & Happier