O POETA DOS SONHOS

Acabamento Brochura

OSIEL FERREIRA VIEIRA

Trovas e Cordel

A literatura, a escrita e a leitura são as paixões de Osiel, um morador da Vila Califórnia que percebe a realidade através do universo poético.

Osiel Ferreira Vieira (38) é poeta e trovador há vinte quatro anos. Sua trajetória na Literatura começou ainda na escola. Quando tinha quatorze anos, seu professor de Língua Portuguesa, Romualdo, percebeu o talento que brotava e se desenvolvia a cada redação entregue. “Um dia meu professor veio até a mim e me mostrou que o que eu fazia era simplesmente poesia”, conta Osiel. Na Escola Professor Clóvis Salgado, participou de um concurso, no qual conquistou o primeiro lugar. De lá para cá nunca mais parou.

Hoje sua obra é composta por 2000 poesias, distribuídas em cinco cadernos. Seus textos são em forma de trovas e literatura de cordel. No cordel, Osiel escreve em sete estrofes, em uma estrutura mais curta, mas com começo, meio, sempre relatando um momento. As trovas abordam sentimentos de amor, paixão, tristeza, amizade, alegria, solidão, revolta e conjuntura política e relatam poeticamente fragmentos de sua vida e de acontecimentos na sociedade. Entre as admirações de Osiel estão Carlos Drummond de Andrade e escritores da Literatura de Cordel, como Mateus de Andrade. “Carlos Drummond é fascinante porque conseguia transportar a realidade do que ele via para o universo poético. Já os escritores de Literatura de Cordel têm a peculiaridade de contar histórias de maneira hilariante”, avalia.

Osiel busca incessantemente realizar o sonho de ter suas obras publicadas. Para isso, participa de concursos de poesia, os últimos foram: “Literatura para Todos”, do Governo Federal,Prosa e poesia no morro,Concurso do estado de Minas Gerais e 3º

Antologia de Poetas Virtuais.

Na trajetória de escritor, ele enfrenta algumas adversidades como a falta de apoio e oportunidades para publicar e registrar as poesias, trovas e contos. “Não há portas abertas para a produção literária, principalmente para nós moradores de favelas. O concurso Prosa e Poesia no Morro, organizado pela ONG Favela é Isso Aí, vai na contramão desse processo e abre uma oportunidade de divulgação para as pessoas que não têm”.

Dinheiro ou fama não estão em seus planos. A satisfação pessoal vem em primeiro lugar, juntamente com as amizades que fez através da poesia. Ele enxerga na produção literária um caminho para alcançar a paz interior: “Eu posso estar num momento de revolta, raiva e incerteza, mas quando pego a caneta e o caderno esqueço de tudo. Fecho-me num mundo de paz que é só meu”, explica. O Trovador recentemente desenvolveu mais um trabalho, a história infantil “Pluf – O Pequeno Coelhinho”, elaborado com ilustrações próprias, para presentear os três filhos. Apesar de ser uma paixão a poesia não garante o sustento de Osiel que trabalha como eletricista metalúrgico.

Osiel avalia que a leitura, que para ele é um prazer, infelizmente ainda não é um hábito entre os brasileiros. “Isso contribui para o crescimento da violência, da incompreensão, para o rompimento das famílias e para a falta de conhecimento, de modo geral, repercutindo até mesmo na política. Uma pessoa que não tem informação não tem condições de escolher o melhor candidato nas eleições. Poderiam ser tomadas iniciativas de divulgação das bibliotecas públicas, através de campanhas mostrando o que elas oferecem. Uma sociedade que tem acesso à cultura, vive com muito mais paz”, conclui.

PARA CONTATO COM ESTE AUTOR:

CELULAR-0XX31-8577-2639

RESIDENCIAL-0XX31-3417-2507

E-MAIL 1-osielfv@yahoo.com.br

E-MAIL 2-osielfv@oi.com.br

Poetar é deixar que as palavras traduzam o que a alma tem a dizer