Oitavias

Por Clã da Poesia

Poesia, Entretenimento

Esta página foi vista 625 vezes desde 17/09/2021

A oitavia brotou do solo fértil do Clã da poesia.

Ela não nasceu por acaso. Há nela um conjunto de peças que foram se ajuntando, um conjunto de pedaços que foram se refazendo. Resultando no que o clã é: um retrato poético das nossas vivências cotidianas. Um resumo, sem meias palavras, sem rodeios, conciso, conclusivo, contundente, direto: Oito palavras, quatro versos, oitavia.

Uma inauguração, uma iniciação para pura apreciação... Este é o livro de oitavias do clã da poesia.

(Leo Pessoa)

Edição 1 (2021)

Clã da Poesia

G L E I S O N T Ú L I O é um artista brasileiro nascido em Pedro Leopoldo – Minas Gerais. Um polivalente trabalhador do ramo artístico: cantor, compositor, instrumentista, produtor musical, poeta, artista plástico, videomaker e graduado em gestão pública. Tem como denominação principal o legado “one man band”, adaptando os sons de vários instrumentos e texturas no seu violão eletro-acústico percussivo bem como sua guitarra elétrica.

Na mídia nacional já realizou vários trabalhos dentre eles a participação de duas músicas em trilhas de novelas da Rede Globo (Uga- Uga 2000 e Cobras e Lagartos 2006) , apresentações em programas de TV (Vídeo Show ao vivo 2000) (Superstar 2016 com a banda Powertrip) peças de teatro (Os Inconquistáveis 2001 com direção de Wolf Maya) e conta várias apresentações ao lado de grandes nomes da música.

Finalista de alguns festivais entre eles o Conexão Telemig Celular 2004 e o Música Minas de 2017.

No ano de 2009 se apresentou no Beatleweek Festival (em Liverpool, na Inglaterra) sendo um dos destaques do evento e posteriormente se apresentando na Dinamarca, Portugal e Itália (ao lado do DJ Rick Marilli). Participou, neste mesmo ano, da gravação do CD “Versão acústica 4” do cantor Emmerson Nogueira seu amigo e maior incentivador do seu trabalho.

No ano de 2010 retornou ao Beatleweek Festival, em Liverpool apresentando-se no Phillarmonic Hall e em outros palcos principais do festival. Neste mesmo ano também participou do DVD “Emmerson Nogueira – AO VIVO II” no qual também dirigiu e produziu o documentário “Versão Acústica”.

Em 2011 apresentou-se em vários estados brasileiros e também no Uruguai, abrindo oficialmente todos os shows da turnê de Emmerson que brindou-lhe com a co-produção e lançamento de seu primeiro LP “ Gleison Tulio e A Eletrobanda Invisível” manufaturado na República Tcheca em 2012. Também neste ano se apresentou novamente no Beatleweek Festival sendo o segundo brasileiro homenageado na história do Cavern Club com o prêmio “Hall of Fame” juntamente com o primeiro homenageado, o guitarrista Andreas Kisser da banda Sepultura.

Em janeiro de 2013 se apresentou no Tampere Beatles Happening, na Finlândia em novembro do mesmo ano no Beatles Weekend em Ouistreham, na França. Em agosto de 2014 se apresentou no Beatleweek festival de Liverpool novamente. Lançou em 2014 o disco “Volume One Man Band” lançado pelo selo Versão Acústica/Sony Music Brasil que conta com a produção de Nando Costa e Emmerson Nogueira e que tem várias participações do próprio Emmerson, Andreas Kisser, Liah Soares, Landau, Cadu Strike e John Ulhôa.

Em 2015, depois de mais uma apresentação no Beatleweek Finlandês, lançou também pela Sony o disco “Bregarock Technopop” onde executou todos o instrumentos, produção, mixagem e masterização do disco. Em 2016 se apresentou novamente no Beatleweek inglês e posteriormente no Storyville Jazz Club (uma das mais conceituadas casas de jazz da Europa).

Em 2017 foi um dos finalistas do Prêmio da Música Mineira.

Em 2018 se apresentou no festival Abbey Road on the River nos Estados Unidos, no festival Route 66 na República Theca abrindo o show do Ten Years After com o projeto Mono Uono e posteriormente se apresentou novamente em Liverpool no Beatleweek Festival.

Em 2019 retornou å República Tcheca para realizar shows em várias cidades, participou pela segunda vez nos E.U.A. retornando no festival AROTR e novamente na Inglaterra no Beatleweek.

Integrou várias bandas, dentre elas: Somba, Chá de Lírio e Primo Johnny. Com a banda Falcatrua gravou o disco “Vou com Gás” com direção de Nelson Motta e produção de John Ulhôa (Pato Fu). Também com o Falcatrua participou da primeira fase de pré-produção do disco “Urbano” produzido por Chico Neves.

Atualmente é membro das bandas Powertrip, Mono Uono e Rock Lock.

É fundador membro do Clã da Poesia, que é uma confraria de poetas que já lançaram três coletâneas:

"Clã da Poesia: uma coletânea" (lançado em 17 de dezembro de 2020), "Oitavias: uma inauguração" (lançado em 17 de setembro de 2021), “Clã da Poesia: uma outra coletânea” (lançado em 04 de novembro de 2022).

Gleison lançou seu primeiro livro solo chamado “Entulhogia” em 07 de maio de 2021. As vendas dos livros são destinadas a causas filantrópicas e os saraus realizados tem o intuito de promover arte e arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal.