Os Impactos Socioeconômicos da Lei Anticorrupção no Brasil

Por Marilia Pimentel Garcia

Política Econômica, História Econômica, Estado, Província & Governo Local, Economia, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 351 vezes desde 05/06/2022

A presente obra insere-se no debate sobre o combate à corrupção no Brasil e visa estudar sua origem e evolução dentro da realidade brasileira sob um olhar crítico decorrente dos impactos socioeconômicos deste fenômeno que assola a sociedade, desde suas origens mais remotas, plasmada sob as raízes do Império, perpetuando-se até os dias atuais. Como representações da seara do Patrimonialismo e seu legado destacamos os trabalhos de Max Weber, Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Caio Prado Jr, posto que representam a consolidação de marcos referenciais clássicos sobre o tema. Em seguida, conceituaremos o fenômeno da corrupção, bem como seus impactos para o desenvolvimento nacional, a partir de análises empíricas de indicadores econômicos e financeiros, com destaque para o IPC (Índice de Percepção da Corrupção), principal indicador de corrupção do mundo, produzido pela Transparency International. Objetivou-se também analisar as principais medidas de combate à corrupção, assim como as leis que norteiam o tema, em especial a Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e os impactos após a entrada em vigor desta normativa.

Edição 1 (2022)
Acabamento Capa dura