Professor em Chamas

Em um minuto a vida pode mudar

Por Júlio César Oliveira Souza

Romance, Aventura, Literatura Nacional, Ficção e Romance, Ficção

Esta página foi vista 803 vezes desde 06/04/2022

Em sua essência, a história narra a vida de um homem que resolve realizar seu sonho de ser professor com quase quarenta anos de idade. Para isso, enfrenta muitos desafios e diversidades para se formar em Letras. Depois de concluído o curso, ele passa num concurso público para professor em outra cidade de Minas Gerais, Manhuaçu. Chegando lá, depois de alguns meses, acontece algo extraordinário, incrível, um milagre acontece que muda sua vida para sempre

Edição 1 (2022)

Júlio César Oliveira Souza

Júlio César Oliveira Souza é natural de Cataguases/MG. Nasceu em 20 de Setembro de 1969. Filho de Eva Maria de Oliveira e Sebastião Manoel de Souza. No momento atual reside em Manhuaçu/ MG. Ele é Casado com Regina Célia da Rocha e Souza.

Formado em Letras pela FIC (Faculdades Integradas de Cataguases), hodiernamente leciona numa escola pública estadual em Manhuaçu.

Em dezembro de 2003 publicou o poema “Tecendo a Vida” na “Revista Chica” do Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases. No mesmo mês escreveu o esquete “Sai de Cima” apresentado pelo grupo Teatral “Tecelões da Chica”, em que também atuou representando um de seus personagens.

Escreveu os esquetes para teatro “Cipó Quebrado” e “Agora Aguenta”, em novembro de 2004, apresentado pela trupe “Tecelões da Chica”, em que também atuou, inclusive declamou o poema de sua autoria “Mãos de Lágrimas”.

Também de sua autoria, o esquete “A Escola Maluca”, de cunho educacional, na Campanha de Prevenção e Controle do Tabagismo, foi escrita em Junho de 2005, em que atuou no palco como o “Professor Paciência”, um de seus personagens. Em setembro do mesmo ano publicou na revista “Chica” o seu poema “És a Chica”. E no mês de novembro escreveu os esquetes “Chegando ao Céu” e “Quem sou eu”, que foram apresentados no palco do Instituto Chica pelo grupo Tecelões da Chica em que também fazia parte.

Escreveu a letra de música “Memórias de um Cigarro”, que teve arranjo de Anderson Ventura e Adriano Cunha, e que foi tocada tanto na Campanha “Pedaladas contra o Tabagismo”, organizada pela Companhia Industrial Cataguases, como na peça de teatro no Instituto Chica.

Em novembro de 2006 escreveu o esquete “A Doméstica Rebelde” apresentado no Clube do Remo, cujo tema era Prevenção de Acidente do Trabalho promovido pela 1º SIPAT Integrada e apresentado pelo grupo “Tecelões da Chica” em que também fazia parte.

No ano de 2009, com quase 40 anos de idade resolve fazer o curso de Letras na FIC (Faculdades Integradas de Cataguases) para finalmente realizar seu sonho.

Participou da “Revista Acadêmica MYTHOS”, da FIC, em junho de 2010 com o poema “Tudo Passa”.

Ainda em 2010 participou do Livro “1 Machado por 12 Contos”, estudos universitários dos discentes em Letras pela FIC, em que escreveu sobre o conto “O caso da Vara”, de Machado de Assis, cujo título do estudo foi “Admissão da Dimensão”. O trabalho foi Organizado pelo Prof. Dr. Joaquim Branco.

Recentemente, em julho de 2021, obteve certificado de Menção Honrosa por ficar entre os dez melhores no “Concurso Literário Beleza e Simplicidade em Contos e Crônicas/2021”, tema Infância, com o conto “Cachoeira Poeira d’água”.

jc souza: @jucosjucos4

Publicações relacionadas