PSICANÁLISE FORA DA CLÍNICA

DIÁLOGOS, MÉTODOS E ANÁLISES

Por Roney Argeu Moraes

Corpo, Mente E Espírito, Desenvolvimento Humano, Filosofia, Aconselhamento, Mente & Corpo

Esta página foi vista 4841 vezes desde 02/11/2013

Segundo artigo “Psicanálise: A mente segundo a teoria de Sigmund Freud” (Noções básicas de Psicanálise - Charles Brenner - Editora Imago 5ª Edição), o método se popularizou de tal forma que suas teorias são, muitas vezes, veiculadas de modo errôneo, como tudo que passa por um processo de grande divulgação, em especial numa sociedade de massas como a nossa.

Assim, é preciso esclarecer o significado dessa expressão. O que é psicanálise? Em primeiro lugar, uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana. Além disso, a partir dessa explicação, ela se transforma num método de tratamento de diversos transtornos mentais.

Há uma dificuldade do público leigo em diferenciar os profissionais psi. A princípio, mesmo que outros utilizem teoricamente o termo, o psicanalista é o único terapeuta que trabalha considerando a presença e ação do Inconsciente. E para fazer um curso de formação, na maioria das escolas, bem como ser membro Pesquisador ou Profissional, o candidato tem que ter nível superior, além da formação em Psicanálise, que dura cerca de dois anos.

Porém, a Psicanálise não se resume ao consultório. Pretendo, nesta tese, apresentar situações em que a Teoria Psicanalítica pode ser utilizada e adequada a cada situação, inclusive, que foge às quatro paredes da clínica.

A vida diária é tão complexa quanto o inconsciente, portanto, para cada ato encontramos respostas na Psicanálise, obtendo assim um diálogo com a Filosofia. Pensar e agir conforme a Teoria Psicanalítica pode ser a chave para grandes questões e paradigmas que afligem o ser humano nos tempos atuais.

O problema com a dogradicção é amplamente dissertado na tese e ainda pontuo situações onde o poder público não se faz eficaz e o que deveria se fazer com relação à dependência química. A internação de curta duração é um caminho viável.

Educação, arte, literatura estão ligadas diretamente ao pensamento psicanalítico. Onde houver cultura, a contribuição analítica se faz imprescindível.

Outro caso é a utilização do profissional da psicanálise nos hospitais. O afeto deve ser levado ao leito hospitalar. Também abordo na tese o fundamentalismo que, em alguns casos, pode ser considerado como doença mental.

O objetivo principal do trabalho é demonstrar que não há limites para a Teoria Psicanalítica. Há muito mais fora da clínica, do consultório, do que imaginam os analistas.

Edição 1 (2013)

Publicações relacionadas