(R)Existir

Por Editora Astral

Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 782 vezes desde 19/10/2022

Resistir: “conservar-se firme; não sucumbir, não ceder. Aguentar o choque de outro corpo”.

Existir: ter existência real, ter presença viva; viver, ser. Ter existência em determinado período de tempo; durar, permanecer.

Do que este livro trata?

Esta Antologia consegue ser tão DIVERSA e ao mesmo tempo tão UNA. Isso porque ela trata de um assunto tão comum a todos esses escritores: VIVER! Sim, viver em meio ao Amor, ao preconceito, ao desejo, às dificuldades, à superação, à luta, ao fascismo, ao ódio, à solidariedade, à militância... enfim, a lista é imensa para quem tem a coragem de viver do jeito que sente, que acredita e que respeita a própria liberdade e a dos outros.

Ela fala de amor, paixão e sentimentos que não pertencem a um único gênero definido, mas sim inerentes ao ser humano. Fala da FEMINILIDADE, amor e sensibilidade nas ondas do mar. Dos ANSEIOS da vida e como resistir às imposições de uma sociedade violenta com aquilo que lhe é diferente.

Na SIMPLICIDADE de poucas palavras existe um universo pulsando como nas linhas de um Raikai solto e um tanto musical. É isso que vemos aqui a CRIATIVIDADE do ser humano livre de correntes, desejoso de gritar, de falar e de cantar à vida!

Viver a VIDA é enfrentar as dificuldades de coração aberto. Se levantando após cada queda e ganhando experiência. Percebemos que SONHAR é importante para não desistir e sim resistir. Sair das prisões que muitas vezes se mostram nos caminhos de quem é LGBTQIA+ porque a LIBERDADE é infinita em possibilidades.

A RELIGIOSIDADE aparece mostrando que é algo que pode vir de dentro para fora, pois é um assunto tão ligado à DIVERSIDADE, e pode se mostrar de muitas formas, mas que infelizmente aparece tantas vezes com intolerância. Aí vem a ARTE com a POESIA para preencher as lacunas e curar as feridas do caminho.

O CORPO se mostra como abrigo, com suas marcas e experiências. É atacado pelos preconceitos e padrões sociais, mas resiste, com firmeza e persiste. Esse corpo se entrega também ao PRAZER, num balé de desejo, de gozo porque quer brincar, se encontrar. Ele sabe que merece isso e muito mais! Isso é bom, é LUZ! Mas quem decide “quem, quando, como”, é ele!

Reflete a importância de RESISTIR, ser consciente ao não aceitar os “olhares” à espreita, as “bocas” engatilhadas. Isso é essencial para que pessoas LGBTQIA+ possam EXISTIR e ao mesmo tempo ter RESILIÊNCIA, se adaptar, recobrar e continuar diante das dificuldades que a sociedade impõe. Sociedade essa que rejeita corpos, invisibiliza, oprime e mata.

Nesse meio felizmente o AMOR muitas vezes fala mais alto e salva! Esse Amor que é tão falado, estudado, exemplificado aqui é simplesmente Amor, deve ser sentido, vivido e aberto à todas as suas possibilidades.

Enfim, é do que esta obra se trata. Enfrentar os desafios, os medos e ir em frente. Com ORGULHO fazemos parte de uma História, lutando contra os preconceitos. Continuemos!

Edição 1 (2022)

Mais publicações dessa editora