Topodialética Multivariante, um Suspense Psicológico

Por João Ribeiro de A. Borba

Metodologia, Epistemologia, Realismo Fantástico, Filosofia

Esta página foi vista 335 vezes desde 14/06/2023

Esta é uma obra de ficção filosófica. Um capítulo de teoria e um de aventura de detetives, e assim por diante, alternadamente. A aventura de detetives começa com um filósofo desaparecido. Alguém contrata os detetives amadores Ludi e Quincas para descobrirem se ele foi morto. Mas não se sabe quem os contratou. O filósofo desaparecido tinha tinha os rascunhos de um futuro livro seu num site e discutia esses rascunhos online com um pequeno grupo de interessados. O livro se chamava Topodialética Multivariante, e a teoria que ele continha é realmente apresentada aqui, inclusive com mais de 40 diagramas explicativos. Com o autor desaparecido, alguém invade o site dele e começa a alterar os rascunhos, incluindo neles exemplos provocativos que, estranhamente, falam dos sentimentos dos detetives. Nesse meio tempo, os suspeitos de terem dado sumiço no filósofo vão recebendo bizarras ameaças de morte. É um livro que coloca o leitor para raciocinar, seja para acompanhar os desenvolvimentos da teoria Topodialética Multivariante, seja para acompanhar o desenrolar das investigações da curiosa dupla de detetives amadores.

Edição 1 (2023)

João Ribeiro de A. Borba

Iniciado nos estudos filosóficos ainda na adolescência pelo contato com Vilém Flusser, João Ribeiro de A. Borba tornou-se mais tarde Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Passou a vida envolvido também com teatro (ator amador e dramaturgo), música (cantor de coral, compositor e letrista) e literatura. Atua há décadas como professor de Filosofia, Sociologia, Teoria política, Psicologia e outras disciplinas, principalmente em nível universitário, e também já atuou como educador para jovens carentes em ONGs.

Publicações relacionadas