Vestígios

Por Eduardo Fiuza Filho

Sagas, Engraçado, Aventura, Realismo Fantástico, Humor, Ficção

Esta página foi vista 568 vezes desde 15/10/2022

Temos em “Vestígios” um apurado de histórias sobre as inúmeras conexões satíricas que as relações humanas proporcionam. O nonsense que tempera essa sopa de personagens em inúmeras situações inusitadas, permite que o leitor adentre em um universo de pura ficção cotidiana, recheado de loops temporais, diálogos irônicos, relatos estapafúrdios, viagens ao fantástico, mesclas hilárias entre acontecimentos históricos, suas pitorescas consequências e muito mais. Uma verdadeira excursão rumo aos orbes do absurdo.

O premiado escritor Caio Porfírio Carneiro, certa vez escreveu sobre os textos de Eduardo Fiuza Filho:

"Há um constante “despiste” intuitivo, nascido do talento do autor, que nos leva à enganosa impressão de que ele tudo isto escreveu sem o menor interesse de fazê-lo, quando isto é claramente do seu como dizer literário. As histórias começam como se fossem banais, eis que o descritivo é muito simples, aquela simplicidade que nada tem de facilidade, porque no seu descritivo somam-se também as “palavras mudas”, que enriquecem a criação. É do inconsciente criador. É do estilo do autor. Muda de curso e enfoque de maneira surpreendente, como pulsações, sem desníveis, e quase sempre jogando, com notável facilidade e oportunidade, grande parte das histórias para o campo das falas, diretas e oportunas, sem o mínimo de fuga para a tagarelice. E, o que é importante: sem se aproximar do teatro."

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Eduardo Fiuza Filho

Eduardo Fiuza Filho é empreendedor, analista de sistemas e gestor de negócios por formação. Baterista, roteirista e escritor, por entusiasmo.

Em 2005, escreveu Por Estar Só, um roteiro de curta metragem selecionado entre os vencedores em um concurso nacional. A partir daí seguiu escrevendo histórias imprevisíveis, temperadas com humor absurdo, cotidiano, envolvendo personagens excêntricos e suas curiosas características. Fez isso até entupir uma gaveta.

Em 2009, antes que as traças selvagens descobrissem o banquete que havia naquele estoque de textos cômicos impressos em folhas esquecidas, publicou Indícios, trazendo parte dessa seleção. Nos anos seguintes, algumas dessas histórias também foram publicadas em revista e jornais de associações literárias, além de integrar uma antologia de contos fantásticos.

Após um longo hiato, resgatou as páginas menos amareladas do que ainda havia engavetado, completou com seus escritos recentes, temperou, e desse apurado, lançou Vestígios e Subterfúgios.

No momento segue escrevendo o seu primeiro romance, no mesmo estilo, só que dessa vez longe da gaveta e das traças.

Publicações relacionadas