Fale com o autor
JODERYMA TORRES
11 publicações
Sobre o autor

QUEM É JODERYMA TORRES?

Joderyma Torres é o pseudônimo do escritor José de Ribamar Martins Torres, filho de pai não declarado e de Catarina Martins Torres, costureira, já falecida. Nasceu no dia 30 de setembro de 1965, na aconchegante e praiana cidade de São Luís, MA, conhecida como “ilha do amor”.

Aprendeu a ler e a escrever com três anos e meio.

Viciado em leitura, principalmente romances policiais, de suspense e terror, Joderyma (“Jo” de José, “de” de de mesmo, “Ry” de Ribamar e “Ma” de Martins) começou tarde, sua carreira de escritor, por ter entrado no Exército. Antes, concluiu o 2º Grau, atual Ensino Médio (curso de Administração de Empresas), no colégio Liceu Maranhense, um dos mais tradicionais de São Luís.

Nunca quis, por incrível que pareça, cursar uma faculdade, apesar de ter profundo conhecimento da ortografia portuguesa.

Serviu ao Exército, como cabo, depois sargento, por vinte e sete anos, sete dos quais na região amazônica, em plena selva, na fronteira com a Colômbia. Serviu também nos principais quartéis das cidades de São Luís/MA (onde tudo começou), Manaus/AM e Florianópolis/SC.

Enquanto estava no Exército, publicou vários contos de suspense na internet, na condição de amador, objetivando se aprimorar na arte de escrever. Em 2005 participou de um concurso de contos, em Florianópolis, tirando em terceiro lugar, com o conto “A vingança do morto” (título deste livro), na sua versão anterior, o que muito o estimulou a prosseguir.

Como o Exército tomava muito de seu tempo, não conseguiu se dedicar, profissionalmente, nesse período, à literatura.

Somente a partir de janeiro de 2011, depois que se aposentou da caserna, é que deu início, aos 45 anos de idade, à sua real carreira como escritor.

Para tal, teve uma ideia. Decidiu dar novas roupagens aos contos que havia publicado na internet e transformá-los em pequenas coletâneas, cada uma com cinco contos.

Este é o seu livro de estréia. Nele, há cinco contos de suspense, cujas tramas prometem empolgar aos aficionados do gênero. Com seus livros, pretende se tornar, sem modéstia alguma, o “rei dos contos de suspense do Brasil”.

Conseguirá, com certeza, pois tem talento de sobra.

Joderyma é divorciado, tem um filho menor de 3 anos e reside em São José, na Grande Florianópolis.

Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Alta produtividade
Tem mais que 10 títulos publicados
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Todas as publicações desse autor