DANIEL PEREIRA

2 publicações

DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

Morador da Comunidade São Rafael em João Pessoa Paraíba, onde atua a mais de duas décadas com a perspectiva do Envolvimento Local Sustentável.

Filho de agricultores vindos dos municípios de Serraria e Solânea, estudou em escolas públicas na capital onde foi Presidente do Grêmio Estudantil da então Escola Estadual Presidente Médici hoje João Goulart no bairro do Castelo Branco.

É sócio fundador do INSTITUTO VOZ POPULAR (IVP), onde ocupou os cargos de Diretor Geral, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Diretor de Operações e começou sua militância no movimento comunicação comunitária na Rádio Comunitária Voz Popular, como sonoplasta e depois apresentados dos programas da emissora.

Sua vivência na RADCOM Voz Popular, fez com que ele ocupasse os cargos de Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba (ABRAÇO-PB) e Coordenador de Formação da ABRAÇO BRASIL.

Entrou na Universidade onde se Licenciou em História, fez Pós Graduação (Especialização) em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável. Na Universidade Federal da Paraíba ajudou a Funda o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR-UFPB) e também foi Coordenador da Incubadora de Economia Solidária (INCUBES/UFPB), onde executou os projetos: Rádios Comunitárias e ECOSOL, Telecentros Comunitários e a META 4 do Projeto Ações Integradas em ECOSOL no Estado da Paraíba.

Daniel ajudou na fundação do Partido Unidade Popular em João Pessoa, ocupando o cargo de vice presidente municipal da legenda.

Daniel é um dos fundadores do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico e da Moeda Social Orquídea na Comunidade São Rafael. experiência que mais a frente deu origem a Rede Paraibana de Bancos Comunitários de Desenvolvimento, que impulsionam as economias dos municípios e dos territórios empobrecidos e que ele também participou da construção.

Atua na área do terceiro setor, com formações e orientações as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), nas temáticas de Rádios Comunitárias, com livros publicados na área, além de atuar com formações em Economia Solidária, Autogestão, Trabalho Associado, Estudo de Viabilidade Econômica, Arranjos Produtivos Locais, Cooperativismo e Finanças Solidárias com foco nos Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Moedas Sociais e Fundos Rotativos Solidários.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto