Fale com o autor

ELOY DE OLIVEIRA

1 publicação

Sobre o autor

Eloy de Oliveira é escritor, roteirista de cinema e televisão, jornalista com especialização em gestão de crise, consultor e profissional de marketing político e corporativo.
Ocupa a cadeira 31 da Academia Saltense de Letras desde 2015. Lançou “Quase Poesia – Emoções de Um Pé Descalço Que Olhou o Céu e Viu a Lua” em 2018. É autor em parceria de outros dez livros de poesias, crônicas, contos e ensaios.
Em julho de 2020, lançou, com outros autores, o livro “Crônicas da Quarentena”, que reúne os três vencedores de um concurso realizado em abril do mesmo ano pelo Clube de Autores e outros 36 classificados na sequência.
Cedeu os direitos de publicação para ajudar o programa “Missão Covid”, uma plataforma criada para unir pacientes e médicos por meio da telemedicina (ligação por vídeo) para combater a doença provocada pelo coronavírus.
Em 2020 ainda começou a cursar letras com habilitação em português, pretendendo se tornar professor.



Carreira de escritor
Começou a carreira de escritor aos 17 anos, em 1979, quando venceu um concurso de redação com o conto “Num Jardim Domingo à Tarde”, responsável por levá-lo ao jornal mais antigo de Salto na época: o “Trabalhador”.
Foi premiado em vários concursos de poesias, crônicas e contos de projeção municipal, regional, nacional e internacional, com destaque para o de crônicas do Clube dos Autores, em 2020, quando foi um dos três vencedores.


Jornalismo profissional
Apesar de ter feito Senai, onde se tornou eletricista enrolador de motores e reparador de comandos elétricos e automáticos, e de ter feito colégio técnico em eletrônica e eletrotécnica, mudou de área e fez jornalismo em 1981.
A paixão pela profissão surgiu depois de conhecer o jornal. Foi incentivado pela sua então diretora de redação Virgínia Soares Liberalesso. Após se formar, em 1985, tornou-se diretor do jornal, onde ficou por três anos.
Trabalhou em praticamente todos os principais veículos de comunicação impressa, audiovisuais e on-lines existentes no quadrilátero formado entre as cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.
Também atuou em veículos de repercussão nacional, como os jornais Folha de São Paulo, onde ficou por sete anos, e a extinta Gazeta Mercantil, em mais quatro anos, além da Rede Globo de Televisão e da Rádio Jovem Pan.
Conquistou vários prêmios ao longo da carreira de jornalista, sendo os principais o Esso, em dezembro de 1997, no Correio Popular, de Campinas, e o Prêmio Yara de Jornalismo, em outubro de 2000, na Gazeta Mercantil.


Marketing político
Também firmou sua atuação no marketing político e no marketing corporativo. Atendeu a companhias, instituições e órgãos públicos e privados. Atuou ainda na assistência a profissionais liberais, esportistas e principalmente políticos.
Na sua mais importante experiência com marketing político, atuou na coordenação da eleição do prefeito e foi o quarto titular da história na Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba, em 2016.
Em dois anos e três meses idealizou, criou e implantou mais de 30 projetos. Desenvolveu slogan da administração “Muito Mais Por Sorocaba”. Além disso, fez da Prefeitura a primeira do Brasil a poder fazer filmes sem ser produtora.
Tem trabalhos desenvolvidos ainda na área de consultoria e marketing políticos para candidatos, que vão de vereador a presidente da República, com passagens por 18 dos 33 partidos registrados até fevereiro de 2020.


Comunicação empresarial
Na comunicação empresarial, seu principal trabalho foi como gestor da área durante 11 anos no Grupo JLJ Empresas, com sede em Salto, gigante nacional na área de prestação de serviços, cuja principal empresa é a Nutriplus.
Hoje dirige a empresa de consultoria Olyva Strategy, com atuação principalmente na região de Sorocaba. Presta consultoria política, atua na criação para agências e na produção de conteúdo para o mercado de comunicação.


Atividades atuais
Ainda é articulista desde 1996 de Taperá, jornal saltense de maior tiragem e o mais antigo em circulação em 2020. Já respondeu pela edição da Revista Taperá e pela implantação e gestão da unidade de Indaiatuba do jornal.
Também faz palestras sobre gestão de comunicação e ministra oficinas de escrita criativa e profissional. Além de escrever para blogs próprios e de instituições, como o Clube de Autores. Faz ainda freelancer para a imprensa.
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Leitor assíduo
Já comprou mais de 10 títulos de outros autores

Site oficial do autor

Entre em contato
eloydeoliveira.com.br

Todas as publicações desse autor

Impresso
R$ 74,35
Ebook
R$ 30,40
Notícias sobre o autor e suas obras