Fale com o autor
Escritor Ismael Santos Araújo
1 publicação
Sobre o autor

Ismael Santos Araújo nasceu no dia 27 de Julho de 1999, por volta das 22:00 Hs no Hospital Regional Celso Rocha Santos, no Município de São João dos Patos, localizado na Baixada Maranhense. É, portanto um ser humano dedicado, surpreendentemente por onde passa e deixa um grande exemplo de vida para a comunidade estudantil.

Ismael é Formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São João dos Patos, Cursa Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é Técnico em Jornalismo Digital, Cursa Jornalismo Internacional, através da Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA), é Intérprete de LIBRAS e o seu maior sonho é se tornar Jornalista e Delegado Federal. Sempre buscando o melhor pelas pessoas, desenvolve e publica o seu I Livro, com o propósito de ensinar estratégias que auxiliem os vestibulandos na concretização de uma nota 1.000.

Ismael passou por vários problemas durante toda a trajetória infantil. Perdeu a sua mãe Maria Aparecida dos Santos, no dia 18 de Julho de 2006. Na época do ocorrido ele tinha 07 anos e a causa da morte materna foi um ataque cardiorrespiratório, poucos minutos depois do nascimento de sua Islane Aparecida.

Por questões de vida, objetivando ajudá-los, a tia Maria do Socorro, irmã da falecida mãe, conhecida popularmente como Marinete, dedicou-se pela vida e abriu as portas do coração para cuidar dos filhos que a querida irmã deixou.

Ismael passou por vários tumultos familiares, em razão de uma instabilidade social com o pai Antônio da Luz Araújo. No ano de 2014 Maria do Socorro, a tia, ganhou a guarda definitiva de Ismael e Islane.

Durante toda a trajetória, Ismael passou por alguns problemas de saúde, que os atrapalharam sua instabilidade estudantil. Muitas das vezes Ismael entrava na sala de aula e de repente saia chorando, com as mãos na cabeça, impaciente com as aulas. Ao entrar no 1º ano do Ensino Médio pela escola CEINJAR, na época, Centro de Ensino Edson Lobão, houve alguns transtornos mentais, sobre os quais provocaram um afastamento escolar por um ano. Antes disso, ele já havia sido aprovado no Curso de Logística, através do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas por motivos maiores não foi possível a tal realização.

Em 2015, Ismael tentou novamente correr atrás dos seus objetivos, e por intermédio dos esforços, conseguiu entrar no (IFMA), ingressando no Curso Técnico em Alimentos - Integrado ao Ensino Médio, e outra vez os problemas acabaram voltando. Pelo fato de ter ingressado em uma Instituição com alta qualidade, e a mesma oferecer profissionais completos, como psicólogos, enfermeiros, médicos, assistente sociais e outros, Ismael superava aos poucos seus problemas e nunca desistia de correr atrás de seus sonhos.

Prosseguindo a carreira profissional, Ismael se destacou em várias pesquisas realizadas no Instituto, foi bolsista e desenvolveu excelentes trabalhos. Portanto, obteve a formação básica e Tecnológica em 2017. Nesse mesmo ano realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi aprovado no curso de Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mais uma vez, por questões familiares, envolvendo impossibilidades financeiras, não foi possível ingressar no curso dos sonhos. No mesmo ano, Ismael realizou o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e conseguiu ingressar no Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, sobre o qual obterá formação completa em 2021.

Mesmo com as tribulações, é perceptível observar que Ismael é um ser humano vitorioso, ou seja, um exemplo de vida, uma vez ter passado por grandes tribulações, mas nunca desistiu de correr atrás dos sonhos almejados. Um jovem batalhador, repleto de luz e saberes, busca ajudar os amigos e a sociedade, através da perspectiva motivacional. O lema apresentado pelo autor, destaca-se: “Não nascemos para morrer, nascemos para fazer história, vencer e ocasionar mudanças para que as futuras gerações possam usufruir dos nossos ensinamentos deixados.” De forma seguramente instigante, o escritor busca aperfeiçoar o seu conhecimento para compartilhar dentro da sociedade.

Contagiante, com suas frases perspectivas, possui despertares profundos no pensamento de dois teóricos importantes na história da educação, sendo eles: Paulo Freire e Malcolm Forbes. Diante desses pensadores, o escritor costuma sempre mencionar os respectivos pensares. “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire); “O maior objetivo da educação é substituir uma mente vazia por uma mente aberta” (Malcolm Forbes). No entanto, é uma personagem contagiantes, deslumbrante e sensacional.

Em suas palavras, relata a seguinte exposição: “Meus amigos, alunos e professores da sociedade em geral, acreditem no sucesso para que o fracasso não caia aos teus esforços”. A vida pode ser complicada, uma vez que as provações são intensas, mas você é o principal ator (a) de uma história que poderá transformar o mundo. Acredite em si próprio, não vá pelos outros, não deixe que as pessoas atrapalhem os teus passos. Saibas que lá no alto tem um ser que promove toda a sabedoria necessária para o nosso viver, propiciando bênçãos e realizações em nossas vidas. Se as dificuldades estão complicadas, erga a cabeça para cima e diga que vai dar tudo certo, sabe o por quê? Energias positivas proporcionam resultados brilhantes.

Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Site oficial do autor
Nome do link
https://www.facebook.com/pr...
Todas as publicações desse autor