Everaldo Gonçalves

1 publicação

Sobre o autor

O professor Everaldo Gonçalves (1944), paulista do interior, nascido em Iracemápolis/SP, região de Piracicaba, com seu dialeto caipira, é geólogo formado na USP, na turma de 1969, e jornalista. Iniciou a carreira profissional na prospecção mineral na Amazônia, em Carajás, no sudeste do Pará, a maior província mineral da Terra.
Na Universidade foi professor na USP - Universidade de São Paulo e na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, onde dirigiu o Centro de Geologia Eschwege, em Diamantina/MG.
No setor elétrico foi diretor da Eletropaulo, atual Eneel, e presidente da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz.
Teve duas propriedades agrícolas no norte de Minas. Em Gouveia, na fazenda Contagem, plantou café e fabricou cachaça fina. Em Engenheiro Navarro, na fazenda Curral Velho, criou gado nelore cruzado para confinamento e montou uma miniusina de álcool e de óleos essências.
Em suas andanças sentiu que a Geologia entra pelos pés e na pele e na carne, que o café um ano veste a si outro ao patrão e que do boi não se perde nem o berro, mas o fazendeiro só recebe pela carcaça do animal, sem cabeça, vísceras, pernas e o couro.
Além de textos acadêmicos no início da carreira universitária, que cedo abandonou, por necessidade de mudança de vida nos anos de chumbo, escreve em jornais.
Em o Estado de São Paulo sobre o caso Paulipetro.
No O Tempo, entre outros artigos, manteve uma polêmica com o falecido Olavo de Carvalho e o identificou no “Imbecil Coletivo”.
No Estado de Minas manteve uma polêmica sobre a Barragem de Irapé no Rio Jequitinhonha/MG, antes da construção, e demoliu a Nau dos Insensatos do senador biônico Murilo Badaró.
No Portal Brasil 247, publicou vários artigos críticos da política e da mineração, com destaque aos que colocaram a nu, em 2012-2013, o então dono da sétima fortuna no Forbes, o empresário Eike Batista, Falso Midas, Eike, O Rei Midas está nu!, Eike do Começo ao Fim.
Nas redes sociais usa apenas o LinkedIn.
Selos de reconhecimento
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Todas as publicações desse autor