GERSON VIANA DA SILVA

1 publicação

Sobre o autor

Engenheiro e Técnico em Edificações. Eng. Operacional Mecânico especializado em Máquinas e Equipamentos pela UBC, pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia e Telecomunicações pela FAAP, Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho pela FUNDACENTRO, Engenharia e Auditoria Ambiental pelo IPEN-USP, Co-autor e Revisor do Livro Inspeção Predial, CHECK-UP PREDIAL, Guia da Boa Manutenção 2ª e 3ª Edição-Editora Leud, Co-autor da 1ª Norma de Inspeção Predial do IBAPE-SP, Co-autor da Cartilha de Inspeção Predial-IBAPE/SP. Participante como colaborador na Comissão de Estudo de "Reformas em Edificações" – ABNT (CE 02:124.17), Comissão de Estudo de "INSPEÇÃO PREDIAL"- ABNT(CE-02:140.02),e, Comissão de Estudo Especial de "Segurança e Saúde Ocupacional" (ABNT/CEE-109) para criação da ABNT/NBR:18801, Engenheiro de Segurança e Saúde do Trabalho na Prefeitura do Município de Guarujá – São Paulo - Brasil. Auditor Lider NBR ISO 9001.
E-mail: gervian@gmail.com

Este “Modelo de Manual” está em consonância com a NBR-14037/2011 , para ser utilizado pelas construtoras/empreiteiras, como referencia na elaboração de seus próprios manuais. O manual além de sua importante função social tem a finalidade de transmitir ao usuário do imóvel, as diretrizes fundamentais para a correta forma de se fazer a manutenção da sua unidade com a prevenção dos danos decorrentes de mau uso, assegurar a durabilidade, prolongar a vida útil, possibilitar maior economia, atentar-se para os prazos prescritivos, entre outras necessidades.
Os problemas técnicos da construção civil, prejudicam o proprietário da edificação incidindo no valor do bem negativamente. Na busca de atender ao consumidor novas exigências sobre desempenho passam a ser especificadas com eficácia pela norma NBR-15575/2013 , e aplicadas pelo CDC . Com esta nova situação os direitos e obrigações passam a exigir não tão somente do construtor/incorporador, más também, do proprietário da unidade, a forma correta de efetuar a manutenção seguindo as instruções contidas no “Manual do Proprietário”. Porém, ainda algumas empresas construtoras não estão disponibilizando este importante documento da forma correta em consonância com os itens da NBR-14037/1998 , a fim de atender a qualidade do produto, com foco na utilização e as necessidades do consumidor.

Este importante instrumento fornece aos profissionais da área as diretrizes para o correto preenchimento do seu próprio Manual de acordo com as exigências legais. e assim atender as necessidades do proprietário bem como reafirmar a importante função social da construtora.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto