José Antônio Maranho

3 publicações

Sobre o autor

Jornalista, Advogado, Administrador e Profissional de Relações Públicas, com todas as graduações na PUC de Campinas, o autor, agora com 86 anos, estreia na literatura com três livros: “VALE A PENA VIVER?”, “MEMÓRIAS E CONFIDÊNCIAS” e "TRATADO GERAL DO CASAMENTO”.

Como jornalista, trabalhou nos diários “Correio Popular” de Campinas e no “Última Hora” (de Samuel Wainer) e na “Revista dos Eventos”, de São Paulo.

Como advogado, atuou nas diversas empresas onde foi consultor e executivo, portanto, no Direito Empresarial.

Como Administrador Profissional, trabalhou, por 24 anos, na subsidiária brasileira da estadunidense Clark Equipment Company, tendo iniciado como Auxiliar de Relações Públicas e terminada sua carreira como Vice-Presidente da Clark para a América Latina, nas áreas de RH, Relações Institucionais, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional.

Como empresário, dirigiu as empresas de Turismo e de Organização de Eventos da família, por 37 anos, com sede em Campinas, SP (mais de 300 congressos, convenções, feiras e exposições, realizados no Brasil e no exterior), além de ter dirigido a Diretoria Regional de Campinas do CIESP-Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, por oito anos.

Como Consultor Geral, serviu, com ações referenciais, empresas e instituições como a IBM, a SIEMENS, o Grupo BRASMOTOR, o Grupo RAC- Rede Anhanguera de Comunicações e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

Na área acadêmica, lecionou Administração na PUC Campinas, foi membro do Conselho Universitário da UNICAMP, por doze anos e, com essa universidade, colaborou para a criação das suas faculdades de Engenharia, bem como de alguns projetos de integração com a comunidade.

Na área pública, foi Prefeito da cidade paulista de Paulínia.

Foi, ainda, co-fundador e presidente da ABRH – Associação Brasileira de Administração de Recursos Humanos, tendo criado, para essa entidade, o CONARH-Congressos Nacional de Recursos Humanos, bem como coordenado esse mesmo congresso durante 37 anos.

Foi, também, co-criador/fundador da AVIESP e de seus principais eventos - Feira de Turismo AVIESTUR e Congresso - durante 20 anos.

Co-fundador, por igual, das entidades Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (tendo dirigido seu Conselho Deliberativo por 20 anos) e do Centro Infantil Dr. Boldrini (um dos maiores e melhores hospitais oncológico-pediátricos da América latina) e do CEMICAMP – Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (tendo presidido seu Conselho Fiscal por 44 anos).

Visitou países dos cinco continentes em viagens de trabalho ou para proferir conferências ou por lazer.
Viúvo da turismóloga Neusa Maranho, com quem esteve casado por 55 anos, teve duas filhas adotivas, Sicília, Engenheira Agrônoma, que faleceu aos 35 anos, e Paula, Comunicadora Social e Artista Plástica, com quem vive, há dois anos, no ano da edição deste livro, em Uberaba.MG e onde reside, igualmente, a única neta, Júlia, filha de Sicília, agora com 14 anos.
Selos de reconhecimento
Biografia bem definida

Todas as publicações desse autor