Fale com o autor
LUCIMARIO AUGUSTO
4 publicações
Sobre o autor
Mário, como sou chamado pelos amigos, nasci na cidade de Itaporanga-PB, em 25 de setembro de 1972. Filho de João Augusto da Silva, policial militar reformado e Terezinha Noberto de Sousa e Silva, dona de casa.
Aprendi as primeiras letras em casa com a irmã mais velha, Lucilene. Iniciei seus estudos formais na Escola Municipal Euclides da Cunha, de Itaporanga em 1980.
Meu pai, João Augusto, sempre sonhou em voltar à sua terra natal depois de aposentado. E foi o que aconteceu: a família Augusto mudou-se para a cidade de Pilar no ano de 1992. Aqui, fui professor de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego na cidade de Pilar - PB no período de 1996 a 1999. Gradei-me em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba, em 1997.
Em 2002 lançei a primeira edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”, patrocinada pelo SEBRAE, no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeira, que na ocasião acontecia a 10ª Semana Cultural José Lins do Rego.
Nos anos 2002 a 2004 fui Diretor de Cultura e Turismo Municipal de Pilar – PB. Fui também durante três anos vice-presidente da Fundação Menino de Engenho. Fui presidente da Associação do Movimento Arte e Cultura de Pilar – AMARTE, tendo a representação do Bloco Sem Vergonha.
Sempre incentivei a cultura e turismo na terra de José Lins do Rego, Pilar, contribuindo para o fortalecimento sociocultural desta cidade. Essa veia cultural desenvolveu quando ainda era estudante do ensino fundamental. Produzi os curtas-metragens: “Engenho Corredor, o Mundo do Menino de Engenho” (Vídeo documentário - Projeto Final do Curso de Graduação – 1997), “Pilar, de Ontem e de Hoje” (Vídeo documentário - Projeto para a Prefeitura Municipal de Pilar - 1998), além da plaqueta “Corredor, um engenho a deriva” – 2000 e da peça teatral “Doidinho” adaptada do romance de José Lins do Rego, em 2003.
Em 03 de novembro do ano de 2007, lancei na Escola Estadual José Lins do Rego, a 2ª Edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri aos Nossos Dias”.
Durante o período de 2009 a 2012 fui Secretário Executivo Municipal de Cultura.
Em julho de 2012 fui licenciado como professor de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2014. Ainda neste ano, recebi o título de Mestre da Educação pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba com o Projeto “O Uso do Celular como Ferramenta Pedagógica nas Aulas de Língua Portuguesa.”
Atualmente, sou professor de ensino fundamental na Escola Estadual José Lins do Rego, exerci a função de gestor escolar na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo no período 2014 a 2016. Atualmente sou Coordenador Pedagógico da rede estadual e professor de ensino fundamental da rede municipal de ensino e presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Pilar-SINPEEMP.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Site oficial do autor
Lucimário Augusto da Silva
http://lucimariopilar.blogs...
Todas as publicações desse autor