Marcos Lira

7 publicações

Marcos Lira
Nasceu em Campo Formoso, Bahia em 21 de outubro de 1963.
Filho de professores sempre foi ligado a artes e literatura. Fez o curso técnico de mineração em Pojuca, Bahia, onde conviveu com diversas pessoas ligadas à política, música e teatro.
Em Salvador foi militante ativo, participando de vários movimentos políticos inclusive campanhas de legalização do Partido Comunista e diversos protestos estudantis no período da ditadura militar.
Retornando a Campo Formoso fundou o grupo de teatro Culturart, onde promoveu variados movimentos culturais na região, incluindo música, dança, teatro e literatura.
Ministrou palestras em colégios e entidades educacionais sobre temas diversos como política, comportamento e arte.
Exercendo o ofício de prospector mineral teve oportunidade de viajar por todo o Brasil, conhecendo as diversidades de culturas e hábitos do povo brasileiro, escrevendo histórias e poesias.
Fez o curso de Tecnologia da Informação na faculdade Newton Paiva em Belo Horizonte e gravou 3 cds de músicas em parceria com artistas locais.
Escreveu o romance Olhos que fala da aventura de um geólogo que viaja pelo Brasil e da paixão de um homem por uma adolescente. Cheio de conflitos e intrigas retrata a vida da adolescência na virada do século 20. Publicou também algumas coletâneas de poesias, como Evolução e Do outro Lado do Mundo.
O seu último livro, Marionetes, é mais uma coletânea de poesias com estilo indefinido, tendendo a poesia contemporânea com fortes traços da poesia latina, influenciada pelas rimas de Cordel, com palavras simples e diretas.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto