Ronilson Siqueira Castro
1 publicação
Sobre o autor
Ronilson Siqueira Castro é Capitão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, atualmente na Reserva da Instituição Militar Estadual.
Nascido em Guaraciaba/MG, no dia 27 de outubro de 1970, teve a infância difícil, devido à situação de pobreza na família, morando na zona rural, onde trabalhou com o pai na lavoura de milho, feijão, cana e café, até a idade de 21 anos. Em 1978 foi levado para Belo Horizonte onde teve uma curta passagem, tendo iniciado os estudos no primário. Voltou a morar na zona rural com os pais em 1979 onde estudou até a 3ª Série, em uma escola rural da própria localidade, onde sua mãe era a professora do Grupo Escolar, a Escola Municipal José Gomes Ferreira.
Em 1981, com 10 anos, foi morar com os avós na cidade de Porto Firme onde estudou até a sétima série na Escola Estadual Imaculada Conceição.
Em 1985, com 14 anos, foi para São Paulo onde cursou a 8ª Série na Escola Estadual Drª Maria Augusta Saraiva, no Bexiga.
Em 1986 voltou para a casa dos pais onde morou até 1991, trabalhando na agricultura familiar.
Durante esse tempo, no ano de 1987, fez parte da primeira turma do Curso do Científico da Escola Estadual José Matheus de Vasconcelos, na cidade de Guaraciaba/MG, sendo que em uma turma de mais de 20 alunos, foi o único aprovado sem nenhuma recuperação.
Parou de estudar por falta de opção. Em 1991 ingressou na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, no 21º Batalhão em Ubá, tendo sido o Primeiro Colocado no curso de formação.
Concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Emílio Jardim em Coimbra/MG em 1996, quando trabalhava como policial naquela cidade, onde ficou por aproximadamente três anos.
Seguiu a carreira militar, tendo sido transferido para a Capital mineira em 1998, quando fez o Curso para Sargentos.
Trabalhou no Oeste do Triângulo Mineiro, onde adquiriu fama de pacificador, na lida com os camponeses em conflitos agrários. Desenvolveu inúmeros trabalhos internos em apoio à Corregedoria da Instituição Militar, atuando na preservação da disciplina dos integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais, e no combate aos desvios de conduta internos.
Fez o Curso Superior de Tecnologia e Gestão em Segurança Pública no ano de 2011 na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, no Barro Preto em Belo Horizonte. Chegou ao oficialato da Instituição, trabalhando na Terceira Companhia Independente da Polícia Militar na cidade de Iturama, onde foi Comandante de Pelotão; Chefe de Seção de Recursos Humanos; Chefe de Seção de Planejamento e Operações; Oficial de Informática; Oficial Chefe da Adjuntoria de Ensino e Treinamento; Oficial de Educação Física, e Chefe do Núcleo de Prevenção Ativa daquela Unidade de Polícia, tendo desenvolvido inúmeras atividades vinculadas à filosofia de Polícia Comunitária, trabalhando em conjunto e parceria com a comunidade, escolas, associações de bairros, Conselho Tutelar e CREAS. Foi coordenador do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) na região de Iturama por três anos. Aposentou-se como Capitão no ano de 2019.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Todas as publicações desse autor