Wagner Ferraz

3 publicações

Sobre o autor

Wagner Ferraz é um artista da dança, editor, professor, pesquisador e gestor cultural. Dedica-se para aos estudos do corpo, práticas corporais, formação de professores (formação pedagógica) e formação artísticas. Oferece cursos que tratam de temas que estão nos atravessamentos dos temas corpo, movimento, artes e educação.
…….
Formação acadêmica e docência em universidades:
Doutor em Educação em Ciências (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Pós-Graduado em Educação Especial (UNISINOS), Pós-Graduado em Gestão Cultural (SENAC), Licenciado em Dança (UFRGS), Tecnólogo em Dança (ULBRA) e Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Atua como professor em universidades, cursos livres e aulas regulares, já tendo atuado na UFRGS, UNISINOS, UCS, Faculdade SOGIPA, CAPACITAR e AUPEX UNIASSELVI.
…….
Atuação docente e artística - escolas, cursos livres e aulas regulares:
É professor de dança com abordagem somática dedicado ao trabalho da fáscia em movimento (trilhos anatômicos), ministra aulas no seu projeto Cartografar Corpos - GeoMove (online), instrutor de Pilates (online) e Move Flow (online). Ministra aulas na Maddo. Já atuou como professor de dança em 12 escolas com crianças e jovens desde 1997, e se dedicou durante 10 anos para o ensino da dança para pessoas com deficiência em Escolas de Educação Especial, Escolas Regulares e APAE. Atuou como bailarino, coreógrafo e diretor em diversos grupos e dançou com a Terpsí Teatro de Dança. Atualmente realiza performances. Foi premiado em vários festivais de dança como bailarino e coreógrafo e ganhou o Prêmio Açorianos Destaque de Dança Contemporânea - POA/RS (2016). Já dirigiu alguns trabalhos audiovisuais e nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 orientou mais 60 vídeos-dança no Curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre junto com Carlota Albuquerque. Dirigiu o videocirco “Pelas Mãos” em 2021 no FECICO.

…….
Publicações e atuação como editor:
Escreveu e organizou sete livros, escreveu capítulos para outras obras como convidado, publicou artigos em em revistas acadêmicas e publica textos livres fazendo críticas-criadoras de espetáculos de dança. Atua como editor da Revista Informe C3 desde 2009 e desde o mesmo período vem se dedicando à edição de livros para outras pessoas, já foram mais de 20 livros editados junto com a “CANTO - Cultura e Arte”. Também já atuou como avaliador de livros, como no caso de livros didáticos do MEC (PNLD) para escolas de todo o Brasil, além de orientar e mentorar pessoas em suas publicações.
…….
Cursos e Estudos ofertados:
Coordenador do Estudos do Corpo (Ano X) com atividades formativas para artistas e professores tratando de corpo, pedagogias somáticas, pedagogias da dança e do corpo, didática, ensino, aprendizagem, pesquisa e criação. Criador e professor do curso de formação pedagógica para professores e artistas intitulado “Educação Criadora: práticas corporais e ludopedagógicas”, junto com Fernanda Bertoncello Boff.
Atuação como avaliador:
Tem atuado como avaliador em diversos eventos/festivais na área da dança e da cultura nos últimos 15 anos; Atuou como avaliador e parecerista de projetos culturais em diversos editais e políticas de fomento à cultura; Foi curador do “Programa o Boticário na Dança” nos dois primeiros anos do projeto.
…….
Formação e estudos sobre Fáscia em movimento e práticas somáticas:
Formação Move Flow Introdutório e Move Flow Pró (com Fernanda Avancini), sendo um instrutor autorizado a trabalhar com o método. Atualmente está na Formação Continuada Move Flow; Cursou a Formação Completa em Pilates - solo, bola e aparelhos - (da Voll Pilates); Imersão Fascial e a Certificação Fáscia na Prática (com Ana Outsubo); Pilates Fascial e ABC da Fáscia (Com Janaína Cintas); Anatomia Sistêmica, Fisiologia do Sistema Respiratório, Liberação Miofascial, Método Pilates Curso Completo (Centro Educacional Sete de Setembro); Jornada do Mat Pilates ADM (com Eliane Coutinho); Atualização em Liberação Miofascial (com Ramon Scatolin); Participou da Mentoria Ensinando a Ensinar a Contrologia e atualmente está cursando a Formação em Mat Pilates Clássico com Marcela Piston; Alongamento Definitivamente Flexível (com Isabella Souza); Pilates nas Patologias de Coluna (com Érika Batista) e Mat Pilates em Casa (com Adriana Coutinho). Formação Método Ayama (com Cassia Frade). Fez aulas da Técnica de Alexandre,em intensivos, nos anos de 2016, 2017 e 2018.
…….
Endereço para acessar o currículo completo: http://lattes.cnpq.br/7662816443281769
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores