Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

CERRADANIA

alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses

Ajaxloader
por
R$ 38,74
por
R$ 17,22

Sinopse

CERRADANIA: Alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses

Retrata a dinâmica territorial do bioma do cerrado. Busca refletir, olhar, perceber e criar os ensaios dos cerrados, observar como consequências do etnocídio e genocídio, por recortes empíricos, filosóficos, históricos, geográficos. Uma discussão ampla, difusa, holística, buscando uma sociedade reconhecida nos povos, uma importância dos valores do Cerrado.

O território dos cerradenses, cerratenses, cerradeiros e da cerradania estão em evidência aceleração de esgotamento. Costumes estão sendo eliminados, bem como tradições, culturas e amplos finais do bioma, de valor irreparável ao global.

Os territórios singulares estão sendo transformados, alterando os cenários econômicos, sociais, ambientais e culturais. Os países são retrospectivos e são necessários para permitir uma resiliência ambiental e cultural.

Esta é uma viagem ao imprevisto e contundente do jeito de ser, ver e viver dos cerrados em sua plena cerradania. Busca enaltecer a biodiversidade, nos valores das pessoas e do local, bem como a realidade social, ambiental, cultural e humana.

Este livro é intenso na sensibilidade de que devemos rever conceitos da ocupação não Cerrado, procura um sentido na participação e pertencimento dos cerrados, culminando com seus encantamentos. Devemos olhar para todos os lados e tempos - passado, presente e futuro -. São tantas questões - território, pessoas, água, fauna, flora, solo - essências da biodiversidade, lá onde se dá uma territorialidade dos cerratenses. Segue aí: alumeia e óia ...

Sou assumido e convicto como origens de cerco de Mato Grosso; neto de Zé Pequeno, com pai e mãe baianos e de origem dos aglomerados dos povos tradicionais do interior.

Experimentei e fui me ajeitando como balançadas e trajetos da vida. Concluí o Mestrado em Educação Ambiental, consolidando o termo Cerradania. Deslumbrei a possibilidade de escrever um pouco mais sobre os povos tradicionais do Cerrado - os cerratenses -, o que fazem em retórica aberta, ampla, sem uma preocupação de ensinar. Mantive como proposto o diálogo de quem, assim como muitos, histórias e prosas para compartilhar.

Acredito na intensidade deste sonho - através dos registros, expressões, relatos e transcrições contidos neste livro - que podem ajudar a refletir sobre o nosso histórico povo do Cerrado.

Segue aí: uma questão de Cerradania no alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses.

Tenho esperança de que nos permitam, ainda, beber da água da moringa, eu com Clara e CaeMaFlor da minha vida.

Categorias: Recursos Naturais, Ecologia, Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Geografia E Historia, Filosofia
Palavras-chave: cerrado, conservação, etnocídio, genocídio, lugares, povos, território, tradicionais

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 190

Edição: 1(2017)

ISBN: 978-85-5697-418-1

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Comentários - 0 comentário(s)


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"No Clube eu pude realizar meus sonhos! Pude dar vida a estórias guardadas apenas comigo! Durante meses eu busquei orçamentos em editoras e não encontrei um lugar onde eu tivesse condições de publicar os meus livros. Era tudo caro demais e eu já tinha muitos livros escritos e guardados. Seria im..."

Paula R. Cardoso Bruno

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700