UMA VIAGEM A 1912:

Código do livro: 2012

Não Ficção, Geografia E Historia, Esportes E Lazer, Futebol

Esta página foi vista 4537 vezes desde 05/01/2011

Diferente de tudo que já foi visto, o livro relata o ano de 1912, com fatos marcantes da história e o surgimento do futebol no Flamengo, com detalhes de todos os jogos do ano.

O FlaEstatística recomenda!

Celso Júnior

Idealizador do site FlaEstatística.com

Mais que o início de uma paixão, é um pouco da História do Brasil e do Mundo. O livro conta o surgimento do futebol no Flamengo, pela leitura de periódicos de 1912 com relatos dos principais fatos. Acompanhamos o sofrimento do povo brasileiro na morte do Barão do Rio Branco, o narrar dramático do naufrágio do Titanic, as Olimpíadas de Estocolmo, a participação de ilustres da política brasileira, como Ruy Barbosa, Pinheiro Machado e outros, o confuso mandato do então Presidente Hermes da Fonseca e mais. No futebol, a narrativa detalhada e inédita dos primeiros Fla-Flu's e a polêmica aberta: qual foi o verdadeiro placar da primeira partida da história do Flamengo?

Edição 3 (2009)

Marcelo Abinader

Marcelo Pereira Abinader nasceu na cidade do Rio de Janeiro, capital do então Estado da Guanabara, sendo, portanto, um legítimo “carioca da gema”, em 4 de Fevereiro de 1963. Médico especializado em Acupuntura, Marcelo sempre foi apaixonado por futebol, mais especialmente pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira. A partir de seus 11 anos, começou a anotar, em cadernos, os resultados dos jogos do rubro-negro e da seleção, ampliando-se nos detalhes a partir de 1978, quando passou a anotar, também, os autores dos gols, locais dos jogos e outros dados. Já adulto, ficou entre as opções de jogar tudo fora ou completar a pesquisa. Optou pela segunda escolha, indo, por conta própria, nas horas de lazer, durante anos, à Biblioteca Nacional ou às redações dos jornais cariocas atrás de dados. Hoje, possui toda a história futebolística do Flamengo e da Seleção em dados mais corretos até que aqueles existentes no próprio clube rubro-negro e na Confederação Brasileira de Futebol.

Por vezes, tentou, sem sucesso, junto ao Flamengo e a órgãos da imprensa, utilizar esses dados em prol do esporte, mas nunca encontrou o apoio interessado de alguém nesses locais, decepcionando-se, mesmo, com a pouca ou nenhuma importância dada ao passado do futebol por essas pessoas.

Não desanimando, começou, estimulado por sua esposa Karla Cristina, o projeto de seus livros, que, espera, levarão seus leitores a emocionantes e históricas “viagens ao passado".