DIÁRIO DE MOCHILA - De 13 k à 7 k

Por Peregrino Prof. Dr. PhR. Tibor Simcsik

Turismo, Esportes E Lazer, Artes

Esta página foi vista 17110 vezes desde 05/01/2011

O V º Tomo apresenta análises surprendentes e desconcertantes, onde o conflito entre o Ser Externo ( Corpo ) e o Ser Interno ( Mente/ Espírito/Alma ) no CSC explodem em dores e lágrimas; neste complemento dos demais 4 Tomos, e que serve de escada para a Sociologia e Antropologia abordados no 6 e 7 Tomos, encontramos a Interdependência, Rupturas ou Quebras de paradigmas, o Conectar e Desconectar com a realidade e a verdade, reflexões de dentro para fora e vice-versa, onde ninguém passa imune pelas diferentes Instâncias ou Jurisdições dos Ritos e Mitos, Lendas e Magias ou na Pobre visão de Tensões, Conexões, Conciliações, Mediações, Negociações e etc., das Contradições nas Finitas Histórias Humanas, tão maltratadas em vários Estados do Poder.

Na leitura há uma necessidade de desvendar a relação entre Músculos, Ossos, Nervos e Vísceras, pois pensar em chegar ao próximo albergue, estender as mãos ao albergueiro ou hospitaleiro, desconhecido, é a busca de uma proteção de gente falida, na busca dramática do poder, poder chegar a Santiago.

A leitura leve e solta, livre de estigmas, apresenta nas suas linhas e nas componentes diagramações, uma caleidoscópica visão do que é penetrar no mundo dos Fantasmas, Erotismos e Máscaras que encontramos pelas trilhas.

O Peregrino é energizado pela configuração e pelas inúmeras conexões entre as partes do Caminho, responsabilidade de um iniciante pintador de flechas amarelas e de uma Socialização expressa em tensões de religiões, no caso o Islã e a Cristianismo. O Caminho serviu e ainda serve para infundir limites aos sentidos para todos os atos, transformando-se para alguns Peregrinos, em consumo ostentatório.

Utilizar a mochila é uma simbologia pois o andar para a meta consome energias e solas de botas, enfatiza meditações e crenças, estabelecem parâmetros de comparação entre Passado, Presente e Futuro... e permite inúmeras reflexões pessoais, profissionais, familiares e de coletividade...

Entretanto há uma presilha que prende todos na Rede ( pois todos estão enredados...) o Linguajar pretensamente filosófico que os autores utilizam nos seus relatos do Caminho... ( foram 47 autores) estão Resenhados para a pesquisa Sociológica e Antropológica, numa tentativa, ainda que superficial, de estabelecer um Perfil dos Peregrinos Brasileiros no CSC.

ISBN 978-85-915351-2-5
Edição 1 (2009)

Peregrino Prof. Dr. PhR. Tibor Simcsik

Ph.D e Doutor cadastrado no MEC -Brasília no cód: http://lattes.cnpq.br/1479566407439377