Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO:

UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

Ajaxloader
por
R$ 53,01

Sinopse

Nesta obra, a discussão foi feita partindo da premissa de que não se pode analisar as relações entre língua falada e língua escrita centrando-se apena no código linguístico, este trabalho considera a produção discursiva em seu todo como uma prática social e analisa os contextos de produção, os usos e as formas de transmissão da oralidade e da escrita na vida diária. Para tanto, serão abordados dois aspectos relacionados ao tema: a) oralidade e letramento; e b) fala e escrita como modalidade de uso. O que permitirá verificar a realidade sociocomunicativa e os fatos linguísticos, identificando, também, as diversas tendências teóricas atuais sobre o assunto, numa postura que recusa o tratamento da questão por uma ótica dicotômica e simplista, mas, ao contrário, procurando contemplar a relação multifatorial existente entre as duas práticas dentro de um contínuo de usos e gêneros textuais.

Categorias: Não Ficção, Educação, Desenvolvimento Humano
Palavras-chave: lÍngua, oralidade, pedagogia, portuguesa, produÇÃo, textual

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 42

Edição: 1(2018)

Formato: A4 (210x297)

Tipo de papel: Couche 150g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
LUCIMÁRIO AUGUSTO DA SILVA

Mário, como sou chamado pelos amigos, nasci na cidade de Itaporanga-PB, em 25 de setembro de 1972. Filho de João Augusto da Silva, policial militar reformado e Terezinha Noberto de Sousa e Silva, dona de casa.

Aprendi as primeiras letras em casa com a irmã mais velha, Lucilene. Iniciei seus estudos formais na Escola Municipal Euclides da Cunha, de Itaporanga em 1980.

Meu pai, João Augusto, sempre sonhou em voltar à sua terra natal depois de aposentado. E foi o que aconteceu: a família Augusto mudou-se para a cidade de Pilar no ano de 1992. Aqui, fui professor de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego na cidade de Pilar - PB no período de 1996 a 1999. Gradei-me em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba, em 1997.

Em 2002 lançei a primeira edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”, patrocinada pelo SEBRAE, no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeira, que na ocasião acontecia a 10ª Semana Cultural José Lins do Rego.

Nos anos 2002 a 2004 fui Diretor de Cultura e Turismo Municipal de Pilar – PB. Fui também durante três anos vice-presidente da Fundação Menino de Engenho. Fui presidente da Associação do Movimento Arte e Cultura de Pilar – AMARTE, tendo a representação do Bloco Sem Vergonha.

Sempre incentivei a cultura e turismo na terra de José Lins do Rego, Pilar, contribuindo para o fortalecimento sociocultural desta cidade. Essa veia cultural desenvolveu quando ainda era estudante do ensino fundamental. Produzi os curtas-metragens: “Engenho Corredor, o Mundo do Menino de Engenho” (Vídeo documentário - Projeto Final do Curso de Graduação – 1997), “Pilar, de Ontem e de Hoje” (Vídeo documentário - Projeto para a Prefeitura Municipal de Pilar - 1998), além da plaqueta “Corredor, um engenho a deriva” – 2000 e da peça teatral “Doidinho” adaptada do romance de José Lins do Rego, em 2003.

Em 03 de novembro do ano de 2007, lancei na Escola Estadual José Lins do Rego, a 2ª Edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri aos Nossos Dias”.

Durante o período de 2009 a 2012 fui Secretário Executivo Municipal de Cultura.

Em julho de 2012 fui licenciado como professor de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2014. Ainda neste ano, recebi o título de Mestre da Educação pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba com o Projeto “O Uso do Celular como Ferramenta Pedagógica nas Aulas de Língua Portuguesa.”

Atualmente, sou professor de ensino fundamental na Escola Estadual José Lins do Rego, e exerce função de gestor escolar na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Recebi meus livros do clube de autores. Obrigada por me ajudarem a realizar o projeto mais demorado e difícil da minha vida. O trabalho de vocês é absolutamente perfeito. O livro ficou lindo! Quero agradecer o atendimento, o acabamento e confecção do livro. Chorei de felicidade ao perceber o cu..."

Maria Dudah Senne

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700