12 de Junho

Por Letícia Pillar

Jovens e Adolescentes, Ficção e Romance, Literatura Nacional

Esta página foi vista 4060 vezes desde 23/07/2016

Família rica e família pobre, duas classes sociais que nunca eram vistas em laços de companheirismo, fraternidade e alianças no século XII. Mas um sentimento poderia mudar tudo, principalmente essa grande diferença entre classes sociais. Um sentimento capaz de mudar a vida de dois jovens que se conheceram na missa do frade Antonio, através de olhares cruzados, apaixonados e intensos. Nathaniel e Lisa, ele de classe rica, filho de senhor feudal e ela de classe pobre, filha de uma camponesa. Opostos na classe social, que até perto um do outro não eram bem vistos pela sociedade. Corações puros e sentimentos mútuos, esses jovens acreditavam neste sentimento que muda tudo, sentimento poderoso e indescritível, que se chama amor. Seria o amor que juntaria os dois?...

APRESENTAÇÃO

Quando minha filha Letícia Pillar, de 16 anos, disse-me que estava escrevendo um livro eu pensei que fosse brincadeira. Todas as vezes que a via no computador eu reclamava com ela dizendo que estava gastando sua visão e perdendo seu tempo com joguinhos e redes sociais.

Todavia, grande foi minha surpresa quando ela comunicou-me que já estava escrevendo o último capítulo de um romance intitulado "12 de Junho" e que precisava de minha ajuda para publicá-lo. Explicou-me que se tratava de uma história ambientada na idade média, onde narrara a história de amor protagonizada entre os personagens Nathaniel e Lisa. Confesso que isto me fez olhá-la com outros olhos. Fez-me vê-la mais crescida e muito mais sonhadora do que eu.

Então lhe perguntei: e por que você dizia-me que não queria ser escritora, que não gostava de escrever, que era coisa sem futuro?... E ela respondeu-me: "pai, eu não sei explicar. Só sei que a história fluiu e eu fui escrevendo". Mas o que teria realmente lhe feito mudar de ideia?... Cá entre nós, vou dizer baixinho... — desconfio de que o amor é a resposta.

O fato é que os nossos filhos crescem e nem percebemos. Pouco a pouco eles vão encontrando seu lugar no mundo. Nós, os pais, é que a cada dia vamos andando mais devagar e vamos ficando menos atentos a evolução das coisas, enquanto eles evoluem cada vez mais, revelando seus talentos e aflorando como belas flores no jardim da vida.

Surpresa maior foi quando comecei a ler os primeiro capítulos, pois logo percebi que ali estava nascendo uma nova escritora. Apesar da espontaneidade de sua linguagem, às vezes quase infantil, pude logo identificar seu talento literário na criatividade do enredo e no fechamento de cada capítulo, sempre nos deixando com o desejo de ler o próximo. Não exagero em dizer que este pequenino livro trás em sua essência uma mensagem duradoura que permanecerá contemporânea porque o amor é eterno.

Com muita criatividade e uma narrativa envolvente Letícia nos persuade em sua história de pura emoção, mostrando que o amor tudo crê, tudo suporta e tudo vence.

12 de Junho é um livro para fazer as pessoas sonharem com um mundo melhor, onde o preconceito social não deve servir de empecilho para concretização de nossos sonhos.

Somos convidados a embarcar numa viagem pelos caminhos dos corações de Nathaniel e Lisa, protagonistas principais deste livro, que se revezam na narrativa em primeira pessoa, contando-nos não apenas sua história romântica, mas um ideal de felicidade para toda humanidade — que é ser feliz no amor.

Parabéns, princesa!

Que Deus continue lhe abençoando.

Antonio Costta

Poeta e Escritor

ISBN 978-85-8043-335-7
Edição 1 (2016)

Letícia Pillar

Letícia Pillar Altino Costa nasceu em 22 de agosto de 1999, no município de Santa Rita/PB, onde passou apenas seus primeiros dois dias de vida, vindo em seguida para a residência de seus pais no município de Pilar, terra do grande romancista José Lins do Rego.

Letícia é filha de Ivoneide Altino Costa, Itabaianense, e do poeta e escritor pilarense Antonio Costta. Em janeiro de 2001 ela mudou-se com sua família para a cidade vizinha de Itabaiana, onde reside até hoje.

A jovem estudante Letícia Pillar, que neste ano de 2016 conclui o ensino médio, cresceu num ambiente literário, vendo seu pai escrever e recitar poesias, fato que certamente lhe influenciou a também ter intimidade com a palavra escrita.

Aos doze anos de idade, mesmo sem ela se dar por conta, começou a aflorar seu talento literário quando começou a escrever seus primeiros textos e publicá-los em uma página na internet. Logo foi formando seu seleto público de leitores. Agora, motivada pelo sucesso de suas publicações, vem apresentar-nos seu primeiro livro: o romance 12 de Junho. Uma história escrita em plena adolescência, mas que já revela seu grande talento de prosadora.

Publicações relacionadas