A crise de Piracutinga da Serra

Por José Augusto Lunardelli

Romance, Relacionamentos, Nacionalismo, Literário, Ética E Filosofia Moral, Literatura Nacional, Ficção e Romance

Esta página foi vista 52 vezes desde 10/07/2024

A história do livro se passa na fictícia e pequena cidade de Piracutinga da Serra, situada na região da Serra da Mantiqueira, no norte do Estado de São Paulo.

Piracutinga da Serra era uma cidade turística, que ganhou notoriedade em sua região devido à sua feira de produtos artesanais e ao encanto do local. Nessa cidade existia a tradicional Lanchonete Piracutinga, do casal Joancarlos e Laura, ponto de encontro dos piracutinguenses, que durante muito tempo não tivera nenhum concorrente direto.

Mas com a chegada da família coreana Jeong-jig, que inaugura a Pastelaria Oriental, Joancarlos vê a migração de seus clientes, piracutinguenses e turistas, para o novo estabelecimento, que ficava no mesmo quarteirão de sua lanchonete na rua São Paulo.

Desanimado, com inveja e impulsionado pelo seu fiel e preconceituoso amigo Benedito, Joancarlos decide inventar uma história falsa sobre Lee Jeong-jig, proprietário da nova pastelaria, para afugentar seus clientes. Por meio das redes sociais, espalhou então uma história sobre um coreano que havia fugido na capital, depois de denúncias de que ele havia raptado e comido alguns cachorros da vizinhança, de uma forma que tudo apontava para Lee Jeong-jig. História essa que Joancarlos e Benedito deram mais corpo, ao sequestrar os três conhecidos cachorros de rua que ficavam andando pela praça central, para soltá-los escondidos na cidade vizinha.

Com a disseminação viral da história falsa e bizarra, foi questão de tempo para que a Pastelaria Oriental perdesse todos os seus clientes, mas a história não parou por aí! Logo em seguida, os piracutinguenses expulsaram os Jeong-jig da cidade e a história falsa se espalhou cada vez mais pelas redes sociais, agregando muitas distorções e culminando depois de um tempo, em um repúdio das demais cidades contra todos os habitantes de Piracutinga da Serra.

Como resultado, depois de alguns eventos inusitados agravantes, Piracutinga da Serra que era uma cidade que dependia do turismo, entra em uma forte recessão e crise, além de virar manchete nacional.

Nessa altura, Joancarlos está arrependido profundamente do que havia feito, mas não encontra saídas para reverter o caos que criou. Quando sua boa esposa cristã descobre o que ele fez, vai embora para a casa de sua mãe em Minas, com os dois filhos do casal e Joancarlos entra em uma profunda depressão.

Pensando em tirar a própria vida, Joancarlos se desloca até o Rio Perequê, onde acaba adormecendo depois de uma noite em que havia passado adoecido e sem dormir. Lá se depara com um homem misterioso que tem uma conversa profunda com ele e o estimula a se sacrificar pela verdade, ao invés de se sacrificar por nada.

Joancarlos, renovado com o diálogo que teve com o homem misterioso e com ajuda do bondoso padre Chico, organizada um discurso na praça central para uma quantidade incontável de pessoas, onde ele apresenta a verdade completa e sem distorções sobre todos os fatos que ocorreram nos últimos meses. Após o discurso, que culminou em sua prisão e teve grande repercussão, a cidade retoma pouco a pouco aos seus eixos.

Mesmo preso, Joancarlos sente-se feliz por ter conseguido reverter o mal que criou, mas sofre pela possível rejeição de sua esposa. No fim, quando já estava desacreditado na possibilidade, sua esposa o perdoa e o aceita de volta.

Trata-se de uma história inusitada, recheada de reflexões, que nos leva a pensar sobre o compromisso que todos devem ter com a verdade.

Apesar de sua ficção, as questões que envolvem manipulação, preconceito, generalização e mentira apresentadas ao longo do livro, assemelham-se muito aos fatos da atual realidade brasileira. Nesse sentido, com o desenrolar do enredo, é muito possível que o leitor fique com uma “pulga atrás da orelha” ao se deparar com situações semelhantes que ocorrem à sua volta.

Uma leitura interessante, diferente, divertida e dramática, que possui um potencial de cativar o leitor e o levar a sentir o drama psicológico do arrependimento do personagem e da crise que provocou.

Um livro para ser lembrado.

Edição 1 (2024)

Publicações relacionadas