A garota do shopping

Por José Augusto Lunardelli

Trabalho Social, Literário, Ética E Filosofia Moral, Amor E Romance, Literatura Nacional, Ficção e Romance

Esta página foi vista 72 vezes desde 13/07/2024

O livro “A garota do shopping” conta a história de Eunice, uma jovem garota de 26 anos, que deixa sua cidadezinha para se mudar para a metrópole, em um pequeno quitinete, por ter conseguido um trabalho na renomada empresa Carvalho e Associados.

Eunice era uma garota com sérios problemas de comunicação. Possuía uma timidez excessiva que lhe gerava uma fobia social e, por consequência, tinha muita dificuldade para conversar e se expressar. A Carvalho e Associados tinha sido a primeira empresa a dar uma chance para ela trabalhar e, como desejava ajudar a sua família financeiramente, enfrentou uma mudança drástica em sua vida para morar na metrópole.

Lá ela vive uma vida entre trabalho e solidão e, por sempre estar só, costumava ir ao shopping aos finais de semana, simplesmente para ficar próximo às pessoas. Em um determinado dia em que fora ao shopping, ela conhece um peculiar morador de rua em uma praça, chamado Arthur, que tocava violão como ninguém.

Ela desenvolve uma forte amizade com ele e, enxergando as dificuldades e injustiças impostas ao novo amigo, pouco a pouco é tomada por uma revolta e certa coragem, influenciando inesperadamente o desenvolvimento de sua comunicação e de seu senso crítico.

Mas em um terrível golpe do destino, o seu amigo Arthur é assassinado por um grupo neonazista e ela se vê afundada em uma grande tristeza, onde questiona os sentidos da existência humana.

Com sua comunicação melhor desenvolvida, ela consegue fazer novos amigos com o passar do tempo, e as músicas de violão do amigo falecido (que ela havia gravado), espalham-se pelas redes sociais, trazendo certa fama póstuma para ele e despertando curiosidade geral sobre o caso.

Em uma tentativa particular de homenagear o amigo, ela começa aprender a tocar violão e se apaixona pelo seu professor de música. O sentimento eufórico da paixão, até então desconhecido por ela, consegue fazê-la esquecer um pouco a tragédia envolvendo Arthur e começa enxergar um futuro mais estimulante.

Mas a partir de uma entrevista sobre o falecido amigo que fizera para um jornal local, Eunice torna-se um pouco conhecida pela história e pelas suas palavras, acabando por se tornar alvo do mesmo grupo neonazista. Enquanto o grupo trama contra sua vida, ela descobre que seu amigo mendigo tinha uma família que sofrera uma grande tragédia, mas ao contrário do que ele imaginava, seu pequeno filho havia sobrevivido e ela prontamente decide tentar adotá-lo.

Na madrugada de uma noite, o grupo de neonazista ataca o quitinete da Eunice violentamente com fogo e por pouco ela consegue escapar ilesa. Totalmente amedrontada com o ocorrido, ela volta para a sua cidade natal deixando suas amizades, sua paixão e seus projetos para trás, com um grande sentimento de temor e descrença com a sociedade.

Enquanto permanecia reclusa, os integrantes do grupo são finalmente presos, mas mesmo com essa circunstância, ela não consegue vencer os seus medos para retomar a sua vida.

Até que um dia, tem uma grande surpresa ao saber que o tumulo do falecido amigo, desconhecido e ignorado até pouco tempo atrás, havia se tornado um ponto de peregrinação de muitos que apoiavam o que Eunice fizera e que desejavam dar um basta à intolerância e à violência gratuita.

Assim ela sente suas esperanças renascer e volta para os braços de seu amado, para a empresa que tanto gostava e para seus projetos.

Edição 1 (2024)

Publicações relacionadas