A Guerra Comercial entre EUA e China e o Sistema de Soluções de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio

Impacto Global e nos organismos multilaterais

Por Anderson Correia Csiszar

Relações Internacionais, História Econômica, Comércio, Economia, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 906 vezes desde 19/02/2021

O objetivo principal deste trabalho é estudar as relações comerciais entre os Estados Unidos da América e a República Popular da China após a eleição de Donald Trump em 2016 e os seus efeitos sobre o Mecanismo de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio, uma vez que a guerra comercial entre essas duas nações acabou por mudar, de maneira significativa, o andamento regular da OMC, com a obstrução dos EUA, que paralisou o Órgão de Apelação, considerado o órgão mais importante do Mecanismo de Solução de Controvérsias da OMC. Também analisaremos se o Mecanismo de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio, atualmente, está dotado com mecanismos capazes de encontrar uma solução para a guerra comercial travada entre os Estados Unidos da América e a República Popular da China, que, aparentemente vem caminhando, em direção a um “desacoplamento” entre as duas maiores economias do mundo, ainda que esteja em andamento um acordo bilateral entre as duas nações, o qual, não conta com uma participação efetiva da OMC na mediação desse conflito comercial.

Edição 1 (2021)

Anderson Correia Csiszar

Anderson Correia Csiszar é aluno da Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP, escola de direito mais tradicional do Brasil e de toda América Latina e apresentou a Tese de Láurea para conclusão do curso em 2020, tendo sido aprovado.

Desde 2016 trabalhando em um escritório de advocacia especializado em Direito Societário, com experiência na elaboração de documentos societários (Contrato Social, Estatuto Social, Acordo de Quotista/Acionistas, fusões e aquisições, contratos, emissão de debêntures de captação privada, formalização de investimentos estrangeiros. Participação ativa em grandes captações de investimentos em startups.

Experiência em planejamento sucessório, tributário e reestruturação de empresas. Conhecimento em veículos de blindagem patrimonial, tais como Trusts e abertura de empresas em países com tributação favorecida. Localização de bens no Brasil e no Exterior, investigação societária e patrimonial.

Experiência em Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.