A Igreja Matriz de Ilhabela

Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso

Por Edson Souza

Geografia E Historia, Referência Bíblica, Turismo, Adventure, Antigo, Museus, Excursões, Pontos De Interesse

Esta página foi vista 1803 vezes desde 03/11/2019
Coloração
Acabamento

Á pedido do padre português Manuel Gomes Pereira, da Freguesia de São Sebastião, deu-se a construção de uma capela nas terras de Villa Bella (Ilhabela), então concluída em 1718, pois, ali, na faixa a beira-mar, fixou-se desde o século XVII uma colônia de portugueses composta por membros das famílias de sesmeiros, originando o surgimento da primeira praça no município de Ilhabela.

ISBN 978-85-602-1232-3
Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura

Edson Souza

Caiçara com família formada nas praias dos ‘Castelhanos’, ‘Mansa’ e ‘Vermelha’. Jornalista e pesquisador da história geral sobre Ilhabela; gerenciou o Museu dos Naufrágios na cidade, com Formação em Museologia Comunitária pela CECP — Centro de Estudos da Cultura Popular — e ABREMC — Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.

Autor dos livros ‘Estórias e Histórias de Ilhabela’, ‘Elias Romão’, ‘Vícios’, ‘Ilhabela das Capelas’, ‘Ecotur Ilhabela’ e ‘Matriz de Ilhabela’. Premiado em concursos de poesia no município e com o ‘Certificado de Fotografia Profissional’, pelo Centro de Linguagem e Comunicação da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Presidente do Instituto Miguel de Souza e fundador do projeto ‘Arquivo Ilhabela’, com o ‘Certificado de Reconhecimento Público’ e o ‘Título de Gratidão Caiçara’; cedidos pela Câmara Municipal de Ilhabela. Na ocasião, foi homenageado pelo Estado de São Paulo, recebendo o ‘Certificado de Ponto de Cultura’, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Arquivo Ilhabela : www.arquivoilhabela.com.br