Elias Romão Ilhabela

Tempo Que é Bom Que Era Aquele

Por Edson Souza

Memórias Pessoais, Historiografia, Histórico, Natureza, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 618 vezes desde 21/08/2022

Elias Romão nasceu na praia Vermelha, região de Castelhanos no município de Ilhabela. Sua jornada começa quando ainda pequenino saiu da tradicional comunidade de pescadores para estudar na Vila, Centro histórico da cidade. Já com a idade de catorze anos, por intermédio do pai, ingressa na vida de pescador, trabalhando embarcado por um período de onze anos em Santa Catarina.

De passagem por Itajaí, passou em um concurso garantindo sua vaga na Marinha, então, destacado para trabalhar em Ilhabela, no farol da região da Ponta do Boi, onde fazia a manutenção da estrada e serviços de vigia noturno.

Ligado a terra e ao mar, Elias vivenciou dezenas de aventuras entre macacos, cobras e baleias, outrora perseguidos por sereias ou navegando entre cardumes de mexilhões. Tamanha de bagagem de conhecimentos acerca de uma Ilhabela bem vivida fora compartilhada em quase sete horas de depoimentos deixados por ele.

Respeitando seu último desejo, o bibliófilo Arthur Carlos de Freitas em parceria com o jornalista Edson Souza, realizam a transcrição e publicação da obra de Elias Romão, em uma história por ele mesmo, narrando o “Tempo Que é Bom que era Aquele”.

Edição 1 (2022)
Coloração Colorido

Edson Souza

Caiçara com família formada nas praias dos ‘Castelhanos’, ‘Mansa’ e ‘Vermelha’. Jornalista e pesquisador da história geral sobre Ilhabela; gerenciou o Museu dos Naufrágios na cidade, com Formação em Museologia Comunitária pela CECP — Centro de Estudos da Cultura Popular — e ABREMC — Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.

Autor dos livros ‘Estórias e Histórias de Ilhabela’, ‘Elias Romão’, ‘Vícios’, ‘Ilhabela das Capelas’, ‘Ecotur Ilhabela’ e ‘Matriz de Ilhabela’. Premiado em concursos de poesia no município e com o ‘Certificado de Fotografia Profissional’, pelo Centro de Linguagem e Comunicação da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Presidente do Instituto Miguel de Souza e fundador do projeto ‘Arquivo Ilhabela’, com o ‘Certificado de Reconhecimento Público’ e o ‘Título de Gratidão Caiçara’; cedidos pela Câmara Municipal de Ilhabela. Na ocasião, foi homenageado pelo Estado de São Paulo, recebendo o ‘Certificado de Ponto de Cultura’, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Arquivo Ilhabela : www.arquivoilhabela.com.br