AGRICULTURA, SAÚDE E AMBIENTE

Acúmulo de nitrato em hortaliças

Por Luziane Silva e Ney J. Costa

Ciências Humanas E Sociais, Medicina, Agropecuária

Esta página foi vista 5609 vezes desde 05/05/2011

Para a saúde integral do indivíduo é preciso que ele esteja bem em todos os seus aspectos: físico, mental e social. Por isso, um convívio harmonioso com seu semelhante, bons pensamentos, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares são fundamentais. O papel da nutrição hoje vai além da ênfase sobre a importância de uma dieta balanceada. Ela deve almejar a otimização da nutrição, com o objetivo de maximizar as funções fisiológicas e garantir o aumento da saúde e bem estar e a redução do risco de doenças. Com isso, o consumo de hortaliças no Brasil cresceu muito na última década, o que demonstra a implantação de hábitos alimentares saudáveis em nossa população. Devido a essa tendência do mercado hortícola é que o cultivo protegido vem ganhando um grande espaço, assim como os cultivos hidropônicos. As hortaliças correspondem ao grupo de alimentos que mais contribui para a ingestão de nitrato, tendo destaque para o grupo das folhosas, que são plantas que possuem o maior risco de acumular teores de nitrato nocivos ao consumidor. A ingestão de nitrato superior a 5,0 mg/kg/dia representa uma ameaça à saúde do consumidor pela capacidade que este apresenta de ser reduzido no trato digestório a nitrito e na corrente sanguínea poder formar as nitrosaminas, substâncias carcinogênicas, mutagênicas e teratogênicas. Devido à importância da necessidade de pesquisas que sejam voltadas para alimentação saudável da população, objetivou-se com este trabalho pesquisar os teores e os principais mecanismos que favorecem o acúmulo de nitrato nas hortaliças, bem como relatar os riscos a saúde humana por uma ingestão de alimentos com alta concentração de nitrato.

Edição 1 (2011)

Luziane Silva e Ney J. Costa

Graduado em Geografia (UEMA) e Direito (UNESA), tem Especializações (UCAM/UEMA/EGMA) e Mestrado (UFMA). Geopolítico, Jurista, Professor e Consultor. Principais áreas de interesse do escritor e pesquisador: Globalização, Geopolítica e Direito Internacional; Estado, sociedade e direitos fundamentais; Direito constitucional; Direitos sociais; Direitos Humanos.