As relações entre arte e morte são mais intrincadas do que se parece à primeira vista. A ciência da irreparabilidade da morte impulsionou o ser humano à criação das imagens, que viriam a substituir os mortos e fazer dos cemitérios antigos, os nossos primeiros museus. A partir disso, esta dissertação tem o objetivo de analisar o acervo artístico tumular do Cemitério de Santo Amaro, no Recife, sob a ótica das artes visuais, destacando as representações do corpo feminino e as fórmulas que elas evocam, com a finalidade de fortalecer os cemitérios secularizados como locais de pesquisa e laboratório de análise imagética. Para criar uma narrativa sobre esses entrecruzamentos dos temas da morte e a arte, será feita uma discussão teórica inicial com o suporte visual da estética mortuária clássica, que criará um terreno favorável para notar a
sobrevivência de fórmulas antigas nas artes tumulares do cemitério referido, com destaque para o corpo feminino. Bem como será feito um apanhado sobre a instauração do Cemitério de Santo Amaro no Recife, passeando brevemente
pelas questões particulares a este cemitério.
Número de páginas | 230 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
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