As Aventuras de Espigão e Pepino

Por Ronaldo Estevam

Jovens e Adolescentes, Humor, Ficção e Romance

Esta página foi vista 495 vezes desde 21/06/2021

Espigão e Pepino são dois irmãos que vivem na grande São Paulo, no ABC Paulista. Os jovens estão sempre envolvidos em encrencas, muitas delas, geradas por seu cunhado Pereira, recém desempregado do setor automobilístico, que vive à sombra de seu sogro.

Verdadeiros "nerds" (que apesar de inteligentes, vivem sem ocupação), se deparam com aventuras hilárias, que vão de desavenças com Skin Heads, enrascadas com índios canibais, shows de rock, envolvimento com cientistas malucos, um pugilista gigante corintiano e vingativo, traficantes perigosos, entre outros.

Também fazem parte das loucuras, sua irmã (que é atriz e cantora de funk), seus pais (típicos provedores da classe média baixa), um sujeito misterioso, imortal e de várias facetas (que é também um grande guitarrista de rock).

O livro é uma crônica da vida moderna. Retrata nossos hábitos, nossos valores, nosso dia-a-dia. Os personagens são caricaturas da sociedade brasileira, mas principalmente das pessoas da Grande São Paulo e do ABC, que tem um estilo de vida muito próprio.

Tudo é contado como se fosse uma série de TV, em capítulos individuais, mas que estão conectados por um enredo comum, que tem o seu grande desfecho no episódio final.

O autor, Ronaldo Estevam, vive em São Paulo, mas é natural de São Caetano do Sul. Sua família ainda vive no ABC, e como é de praxe em suas obras, sempre retrata um pouco de si e de sua vida em seus personagens, onde o narrador é seu alter ego.

Estevam formou-se em Artes Cênicas pela USP e coloca toda sua experiência com a arte cinematográfica em narrativas dinâmicas, que fazem com que o leitor não consiga parar de ler, como em suas obras "Manual do Candidato a Pop Star" e "O Resgate da Alma".

"As Aventuras de Espigão e Pepino" divertem o leitor com um humor inteligente, que mistura o politicamente correto e o incorreto, a linguagem culta e coloquial. Revela a Grande São Paulo em sua geografia (com seus rios e a farofa em Santos), suas festas (como a Parada LGBT e seus grandes festivais de música, como o Lollapalooza), e claro, sua diversidade cultural, que vai do rock ao funk, além de seus belos estádios com seus grandes clássicos do futebol. Mas também não deixa passar a violência urbana, o desemprego, a falência do sistema de saúde e de educação, tudo num tom irônico e crítico, do humor sarcástico de Ronaldo Estevam.

Bom divertimento! Aproveite! Não se acanhe! Leia com seu senso de humor no volume máximo!

ISBN 978-65-003-4970-2
Edição 2 (2019)

Ronaldo Estevam

Ronaldo Estevam é natural de São Caetano do Sul, São Paulo – Brasil. Nascido em 1969.

Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes – USP, também cursou Cinema pela FAAP.

Músico profissional desde a adolescência tem mais de 25 álbuns gravados (em carreira solo ou com bandas da qual fez parte), todos com distribuição mundial.

Licenciado em Educação Artística, trabalha como professor de música em sua escola “Violão e Cia”. Também escreve para blogs e jornais locais e após a publicação de seu primeiro livro “Manual do Candidato a Pop Star”, tornou-se jornalista profissional.

Seus trabalhos de criação são múltiplos: em suas canções, na direção e criação de vídeo clipes musicais, documentários e filmes. Um artista completo.