As Quatro Cartas de Camila

Por Lano Andrado

Ficção e Romance, Jovens e Adolescentes, Literatura Nacional

Esta página foi vista 8919 vezes desde 18/12/2013

Camila (2001), em seu quarto, escreve quatro cartas. Depois de enviá-las, puxa uma arma da gaveta e se mata. A notícia se espalha pelo bairro e chega até Heitor, seu amor na adolescência e hoje casado com Lia, melhor amiga de ambos na época. No enterro de Camila, Heitor volta em pensamento a 1991, ao exato momento em que a conhecera na casa de Lia. Em meio à bagunça dos anos 90, uma linda história de amor parecia caminhar em direção a um final feliz, mas, de forma inexplicável, Camila casa-se com Rubem, principal desafeto de Heitor, surpreendendo a todos e um ano depois Heitor casa-se com Lia. Camila muda-se com o marido para S. Catarina e só retorna dez anos depois para efetuar o ato descrito no primeiro capítulo. De volta a 2001, Heitor deixa o cemitério e tenta retomar a velha rotina ao lado da esposa, porém quando o fantasma do passado começava a adormecer mais uma vez na vida do casal, uma carta chega revelando fatos surpreendentes. Heitor toma conhecimento de que é pai de Ingrid, filha de Camila. O casamento de Heitor entra em crise quando começa a ficar evidente a sua vontade de lutar pela guarda da menina. Ele então decide viajar até S. Catarina para conhecer Ingrid mesmo a contragosto da esposa. Agora, trancado em seu carro, em frente ao portão de sua casa, vendo Lia na janela com os olhos de adeus, Heitor vacilava se deveria trocar o certo pelo duvidoso. É nesse clima que seu pensamento ganha asas novamente e voa até 1991, desta vez até uma festa na casa de Lia, onde presentes também estavam Camila e Rubem, então namorados. Entre amigos, bebidas e músicas, Heitor chega ao quarto de Lia, onde por acaso encontra Camila. Após alguns minutos de conversa a vontade subjuga a razão e eles transam ali mesmo. No dia seguinte Camila parte com Rubem para S. Catarina e o pensamento de Heitor volta para o carro onde estava (2001). Heitor liga o carro e parte em busca de respostas que mudariam definitivamente sua vida. E era só a primeira carta.

Edição 2 (2013)

Lano Andrado

Lano Andrado é autor dos livros As Quatro Cartas de Camila, Mesmo Que o Sol se Demore, A Divina Democracia e Nossa Salvação. Ficou em terceiro lugar no V Prêmio Clube dos Autores, com o romance As Quatro Cartas de Camila. Foi finalista nos Prêmios Feuc (2014), Prêmio Vip de Literatura (2016), Segundo Concurso Internacional Casa de Espanha (2016), Primeira Coletânea de Poemas/Perse Apparere (2016),

Trabalhos publicados: Primeira Coletânea de Poemas/Perse Apparere (2016), Primeira Antologia Prêmio Vip de Literatura (2016), Antologia Além da Terra, Além do Céu/Chiado (2017), Segunda Coletânea de Poemas/Perse Apparere (2019), Quarta Antologia Prêmio Vip (2019).

Publicações relacionadas