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ACEITO
AUTISMO
NO TEMPO DA DELICADEZA
Categorias
Família E Clínica Geral, Educação E Treinamento, Diagnóstico, Medicina, Educação de Filhos, Educação
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Sinopse

“Não há barreiras que a mente humana

não possa transpor.”

(Hellen Keller)

A luta pela equiparidade de direitos das pessoas com

deficiência no âmbito social é antiga. Do extermínio complacente até o reconhecimento desses direitos, passamos por transformações importantes. Primeiro, o paradigma da integração, que previa a inserção pura e simples daquelas pessoas com deficiência que conseguiam ou conseguem,por méritos pessoais e profissionais, utilizar os espaços físicos e sociais, bem como seus programas e serviços, sem nenhuma modificação por parte da sociedade (escola, empresa,clube etc.). Essa forma de inserção não atendia aos anseios das pessoas com deficiência que viam nesse modelo uma posição cômoda da sociedade, ou seja, quem conseguia se moldar era incluído, os demais permaneciam no processo de exclusão. Com isso, ganha força o atual paradigma da inclusão, como um modelo de sociedade,

Nunca é demais recordar que todo processo

de transformação social passa necessariamente pelos bancos escolares. A pessoa autista dentro desse contexto sempre encontrou enormes dificuldades para seu pleno desenvolvimento social e educacional. Vítimas de preconceitos e estigmas foram separadas da família e da sociedade. Porém,isso gradativamente vem mudando, principalmente aqui no Brasil com o advento da Lei n.º 12.764/2012, que institui a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Sancionada em dezembro de 2012, a medida faz com que os autistas passem a ser considerados oficialmente pessoas com deficiência, tendo direito a todas as políticas de inclusão do País – entre elas, as de Educação. Pode parecer estranho

criar uma lei voltada especificamente ao Autismo, sabendo

que já existem no Brasil diretrizes gerais para a inclusão.

A medida, no entanto, faz sentido, por não haver um

texto específico até então que dissesse que os autistas

são pessoas com deficiência. Em sendo assim, muitos deles

não podiam usufruir dos benefícios que já existem na

Legislação Brasileira para esse público específico.

Nessa direção, o livro “Autismo – no tempo da delicadeza”,

da professora Priscilla Amaral, é uma ótima

oportunidade para que todos possam refletir sobre

este tema.

Características
ISBN 978-85-7854-311-2
Número de páginas 140
Edição 1 (2019)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 90g
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PRISCILLA AMARAL

Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e em Deficiência Intelectual.Neuropsicopedagoga e psicomotricista clinica e relacional.Experiência de 15 anos entre Instituições e Escolas.Artigos publicados e participação em programas de TV on line: Tema:Autismo e deficiência Intelectual; Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo.tema:Transtornos diversos;Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas;Professora convidada de pós graduação no Centro Sul de pesquisa,extensão e graduação(Censupeg) lecionando temas relacionados a saúde mental e a inclusão social e educacional; Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados:Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia ; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial:Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências,curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual.Autora de mais de 100 cursos on line da área de Educação especial.

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