Saúde Móvel

Por Michele Nogueira Lima

Engenharia E Tecnologia, Informática, Medicina

Esta página foi vista 13196 vezes desde 05/01/2011

A computação móvel tem instigado grandes transformações na forma como realizamos atividades corriqueiras. Apoiada pela comunicação sem fio e pela crescente comercialização dos dispositivos portáteis, a computação móvel vem sendo popularizada em várias áreas do conhecimento, como educação, comércio, entretenimento e saúde. Esse livro conceitua saúde móvel - o uso da computação móvel na saúde - descrevendo suas principais características, sua evolução histórica no exterior e Brasil, os paradigmas de comunicação sem fio envolvidos e diversos exemplos de uso.

São destacadas as principais tecnologias de comunicação sem fio aplicadas na saúde móvel, e as iniciativas e produtos desenvolvidos por empresas a fim de auxiliar e facilitar o tratamento de saúde. Vários desses produtos monitoram de forma não intrusiva os sinais vitais dos pacientes, como pressão arterial e batimento cardíaco.

Cinco projetos de pesquisa são apresentados enfatizando suas idéias inovadoras para saúde móvel. Um desses projetos, denominado "embalagem inteligente", auxilia os profissionais de saúde a acompanhar a adequação do paciente à prescrição médica usando dispositivos RFID. Os outros projetos propõem controlar e monitorar as atividades de profissionais e dos pacientes através de biosensores, sendo suportados por tecnologias de comunicação como Bluetooth, Wi-Fi e telefonia celular. Esses projetos também buscam reduzir erros médicos tornando os tratamentos mais eficientes.

No decorrer do livro, os problemas e desafios da saúde móvel são expostos, ressaltando as questões relacionadas à segurança e privacidade dos dados; assim como, as limitações de recursos existentes nos dispositivos portáteis.

ISBN 978-85-910689-0-6
Edição 1 (2010)

Michele Nogueira Lima

Michele Nogueira (michele@inf.ufpr.br) é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Curie - Sorbonne Universités (LIP6), França, e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora visitante na Universidade Carnegie Mellon, EUA, e também professora adjunta do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos últimos oito anos, Profa. Michele tem se dedicado à investigação de problemas relacionados à segurança, resiliência e sobrevivência em redes de comunicação sem fio com aplicações em vários setores da sociedade, tais como saúde e educação. Possui atuação nacional e internacional ativa em sua área de pesquisa, além de compor o corpo editorial dos principais periódicos de sua área. É autora do primeiro livro no Brasil que trata do uso de comunicação sem fio na área da saúde publicado em 2010 sob o título "Saúde Móvel: Conceitos, Iniciativas e Aplicações". O livro instiga o desenvolvimento de sistemas computacionais que possam facilitar o monitoramento e cuidados com a saúde, mesmo à distância, fazendo com que a vida fique mais simples. Referência: www.saudemovel.net.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/nogueira

Nome do link: www.saudemovel.net