Caonze

Por Leíle Tarae de Laverré

Romance, Oculto, Aventura, Literatura Nacional, Ficção e Romance, Ficção

Esta página foi vista 2053 vezes desde 08/02/2022

O paraquedista militar da reserva, investigador de relíquias arqueológicas israelenses extramuros e membro de uma sociedade templária possuía habilidades extraordinárias. Contudo, era escravo de duas fraquezas indesejáveis e perigosas: uma incontrolável devoção à beleza feminina, e uma atração desenfreada por símbolos, mistérios, segredos e enigmas. Num sábado dos anos dourados, que deveria ser apenas musicado, Belford foi encurralado por suas fraquezas: um poema encravado de enigmas e alegorias nas mãos de uma lindíssima mulher. A paixão pela dona do poema o conduziu aos labirintos encobertos das sociedades iniciáticas secretas, às conspirações dos mosteiros medievais, às intransponíveis muralhas dos reinos católicos, aos elevados mistérios do misticismo africano e aos mais antigos conhecimentos das nações indígenas. Belford procurava resposta para o enigma da sedução, mas o poema o induziu à solidão das lendas para reescrever a história da América do Sul e recolher Maria Madalena dos oratórios das seitas e do coração das heresias, para colocá-la, com ternura, nas páginas da literatura. Ainda que o passado tenha capturado seu futuro e o aprisionado nas lendas, a paixão escapou ilesa para contar essa história surpreendente.

Edição 2 (2022)
Tipo de papel Polen

Leíle Tarae de Laverré

Leíle Tarae de Laverré é parte do enredo. Foi professor titular de uma matéria antiga, mas pouco conhecida no mundo acadêmico ocidental: “Intuição Estratégica e Emoções por Objetivo”

Por se tratar de uma escola para alunos especiais, acabou dissolvida nos emaranhados órgãos internacionais de inteligência.

Na sala de aula, o mestre Leíle e o aluno Belfort se conheceram e construíram uma inexpugnável amizade.

Algum tempo após deixar a escola, Belfort enviou ao professor uma contrassenha e o esboço das suas memórias, acompanhados de um pedido incomum: publicá-las quando recebesse a senha.

Décadas se passaram, até o professor receber uma mensagem do ex aluno: (8.º mês, do 8.º ano, da E.’. V.’. — A linha de defesa foi rompida e a abominação de Daniel atravessou o perímetro. TRILHA).

O professor procurou um amigo de infância, artesão da caligrafia emblemática, para enlaçar um corpo às memórias de Belfort e assim surgiu CAONZE e um novo autor.

Leíle se tornou parte da ficção ao lançar ao público entre conspirações, poemas, contos, romances, pseudônimos e alegorias, o seu primeiro romance; um cravo a mais na lapela da literatura do Brasil e também, de França.

O editor, Eliel Santos de Souza, nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1951. Foi paraquedista militar e depois executivo, com uma carreira internacional na Gillette Company por 25 anos.

Encerrou a trajetória profissional na função de Gerente Geral da Ártica Cosméticos, uma empresa do Grupo Niasi. Atualmente está aposentado.

Desde a primeira infância é um devorador de ficção e aventuras, mas o primeiro contato com a escrita se deu aos 13 anos, quando ganhou um concurso de dissertações entre as quartas séries primárias das escolas do RJ, promovido pela Editora Norma. O tema da dissertação foi: “o objetivo da boa leitura”.

Depois de aposentado, voltou à literatura e às oficinas literárias. Teve um poema premiado e publicado pela Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, um conto premiado e publicado pela Academia Dorense de letras de MG, e outro poema selecionado e publicado pelo Movimento «Litera PE».

Publicações relacionadas