Carl Joseph Castor & Johanna Gertrud Berg. Das margens do Mosela às Margens do Rio Negro.

Chegada da família Castor e origem da família Castro em Rio Negro-PR

Por José Augustreo F. de Castro

Histórico, Alemanha, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 623 vezes desde 22/02/2022
Coloração

Em 1828, o casal Carl Joseph Castor e Johanna Gertrud Berg, com os filhos, Carl Joseph Castor, Anna Barbara Castor e Philipp Castor, parte da Alemanha rumo ao Brasil, fugindo da crise que assolava a Europa e em busca de um futuro melhor.

Após meses de uma penosa viagem, chegam ao Brasil, participando em fevereiro de 1829 da fundação da primeira colônia alemã do Paraná, a colônia Rio Negro.

Nesta pesquisa apresentamos os passos da família Castor, desde as margens do Mosela até as margens do Rio Negro, nesse segundo momento sob o sobrenome Castro. São expostos os documentos que a família tramitou para emigrar, a carta convite do império brasileiro, entre outros documentos inéditos até o momento.

Acompanharemos a passagem da família pelas regiões da Alemanha, Holanda, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e finalmente Rio Negro.

O estudo não se aprofunda nas descendências de cada filho do casal Carl Joseph Castor e Gertrud Berg, mas aponta os primeiros passos desses alemães na colônia Rio Negro, além de mais três filhos brasileiros do casal nascidos no Brasil.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 90g

José Augustreo F. de Castro

Curitibano, publicitário por formação e profissão. Apaixonado por história, genealogia e artes.