Daniel Alberti Perez, ou apenas Daniel Alberti, nasceu na cidade de São Paulo, em 22 de fevereiro de 1981. Estudou no Teatro Escola Célia Helena e no Teatro Escola Recriarte. É formado pela Escola de Arte Dramática (EAD) e pela Faculdade de Artes Cênicas (ECA), ambas da Universidade de São Paulo (USP). Tem MBA em História da Arte e da Cultura Visual (UNIGAMA). É especialista em Dramaturgia. É mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorando pela mesma universidade.
É ator-pesquisador e atualmente faz parte da Cia. Dramática e do Teatro Labirinto em São Paulo.
É professor da Escola Nacional de Teatro em São Paulo e dirige o grupo de teatro GTM. Frequentemente é convidado para ministrar cursos e palestras para atores e estudantes de teatro sobre interpretação, dramaturgia, dança teatro, voz do ator, viewpoints, coreologia em muitos Estados brasileiros. Realiza esse mesmo trabalho no exterior tendo passado por grande parte da América Latina, EUA e Europa.
É conhecido também por ser um grande virtuose vocal tendo já ministrado demonstrações vocais em muitos países. Entre outros feitos, possui no currículo o recorde mundial de homem que fala mais rápido no mundo e da nota vocal mais longa do mundo.
Como ator, atuou em 30 espetaculos e ganhou prêmios no Brasil e exterior. Destaque para: "Strangenos", direção da Costarriquenha Gina Monge, El Gorete (ainda inédito no Brasil) direção de Antônio Januzelli ambos trabalhos pelo Teatro Labirinto; "KD EU", direção de Bete Dorgam; "Voyage en Terre Intérieur", direção da francesa Lea Dant. Em sua trajetória, foi também dirigido por profissionais como Cristiane Paoli Quito; Georgette Fadel; e Iacov Hillel.
Investiga a interface entre as área de pedagogia e criação do ator-performer. Tem como foco principalmente os seguintes temas: treinamento do ator, processos de criação do ator, Coreologia, Teatro solo, Viewpoints, Método das Ações Físicas, Improvisação tearal, e Voz do ator.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.