Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!
Plutarco (Antônio 27.2) comenta que Cleópatra não era excessivamente bela, mas que o charme de sua presença era irresistível e isso, combinado com sua peculiar força de caráter, fez com que todos os que a associavam fossem atraídos pelo seu feitiço.
"Por sua beleza, como nos dizem, não era por si só incomparável, nem como atacar aqueles que a viam, mas conversar com ela tinha um charme irresistível e sua presença, combinada com a persuasão de seu discurso e do caráter. que de alguma forma foi difundida sobre seu comportamento em relação aos outros, tinha algo de estimulante sobre isso". (trad. B. Perrin)
Evidências nusmáticas confirmam o testemunho de Plutarco. Nas moedas, Cleópatra é retratada de maneira realista, com um grande e decisivo nariz aquilino e testa proeminente. As moedas de Cleópatra também documentam suas aspirações e a história de seu reinado (51-30 aC).
Cleópatra, a terceira filha de Ptolomeu XII Auletes, nasceu em 69 a.C. Depois que o pai morreu em 51 a.C, ela e seu irmão mais novo (Ptolomeu XIII) se tornaram monarcas conjuntos. Durante a guerra civil entre César e o Senado Romano (49 A.C), Cleópatra se aliou a César, famosa por se enrolar em um tapete. César fez Cleópatra Rainha do Egito em 48 a.C. Cleópatra cunhou moedas em Alexandria com o retrato delas (como qualquer governante tinha o direito de fazer).
Em 41 aC, depois da morte de César, Antônio convocou Cleópatra para interrogá-la sobre sua lealdade. Ela e Antony também começaram um caso que resultou em três filhos. Após a conquista da Armênia por Antônio em 34 a.C, o relacionamento se materializou em moedas. Moedas (RRC 543/1, 545 / 1-2) foram acertadas proclamando a vitória de Antônio e a relação entre ele e Cleópatra. Ao contrário de César, Antão proclamou publicamente sua relação com a rainha egípcia. Seu retrato aparece de um lado da moeda, Cleópatra do outro. ( RRC 543/1 )
Antônio já havia liberado a cunhagem exibindo a cabeça de um lado e a de Octavia do outro. (RRC 527/1). O casamento entre Antony e Octavia foi celebrado e anunciado como um símbolo da unidade entre os triúnviros . Cistophori atingido na Ásia marcou a união entre o casal (RPC 2201). Ao colocar Cleópatra em suas moedas em vez de Octavia, Antônio visivelmente se distanciou de Octavia e seu irmão Otaviano. Tal como acontece com as moedas anteriores de Antony / Octavia, um retrato duplo é usado. No entanto, ao contrário de Octavia e outras mulheres romanas, Cleópatra é nomeada e seus títulos dados. Isso sugere que ela aparece como uma governante por direito próprio (Buttrey, 1954).
A imagem de Cleópatra também aparece nas moedas de Patras (RPC 1245 ), um porto onde Antônio invernava antes da batalha de Actium (32/1 aC). A moeda exibe o busto de Cleópatra no anverso, com a coroa de Ísis no verso. Sua presença numismática é um testemunho do papel central de Cleópatra nesse período.
Plutarco ( Antônio 36) registra que Antônio banhava Cleópatra com presentes de território, incluindo Pheonicia, Coele, Síria, Chipre, uma grande parte da Cilícia, parte da Judéia e a faixa costeira da Arábia Nabatea. Reconhecendo sua nova rainha, essas cidades atingiram moedas com a imagem de Cleópatra. Exemplos incluem Orthosia (RPC 1 4501-2), Tripolis (RPC 1 4510), Berytus (RPC 1 4529-30) e Chalcis (RPC 1 4771), entre outros. Damasco também atingiu moedas com a imagem de Cleópatra (RPC 1 4781, 4783). Embora nenhuma fonte literária afirme que esta cidade estava sob seu controle, o fato de que moedas foram atingidas com seu retrato sugere que Damasco foi dado a ela por Antônio junto com outros territórios.
Categorias:
Prata, Ouro & Outos Metais, Moedas & Medalhas, Histórico, Geografia E Historia, Biografia, Antiguidades E Colecionáveis
Palavras-chave:
egito, histÓria, moedas, numismÁtica
Você publica seu livro online, gratuitamente.
Você diz quanto quer receber de direitos autorais.
Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.
São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:
"No mercado atual, o Clube de Autores é o melhor investimento que um autor pode fazer, seja ele desenhista, músico ou livre pensador, basta reunir seus trabalhos, formatá-los em um livro e expô-los ao público. Pessoalmente tem sido um lugar no qual deposito os meus trabalhos e fico tranquilo, co..."
Clube de Autores Publicações S/A CNPJ: 16.779.786/0001-27
Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700