Coleção de Contos

Por Caio Fernando Nicolette

Ficção Científica E Fantasia, Fantasmas, Fantasia, Realismo Fantástico, Literatura Nacional, Literatura Infanto Juvenil, Infantil, Ficção

Esta página foi vista 6 vezes desde 25/10/2024
Este livro também está à venda em:
Espana

Apresento aos leitores uma lista de contos, histórias consideravelmente menores que os romances; cada conto tem seus próprios personagens, e nenhum é continuação do outro. Futuramente, pode ser que novos contos sejam agregados a esta mesma edição, ou publicados em edições posteriores.

Os meus contos são obras de pura ficção que criam um universo de seres, fantasias ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax.

Mesmo com tanta história para "contar", o conto continua sendo alvo de preconceitos, chegando ao ponto de algumas editoras terem como política não publicar o gênero. É uma questão de mercado? O conto não vende? E, se não vende, quais os motivos? Sua excessiva banalização através de revistas e jornais? Ou a falsa ideia de que seria uma literatura fácil, secundária, menor?

Eis aqui o meu livro de contos; as histórias são pequenas, simplesmente porque não havia maneiras de estendê-las. E são tão emocionantes, tocantes e profundas quanto os romances.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Caio Fernando Nicolette

Eu sou Caio Fernando Nicolette. Nasci em Jaú, interior de São Paulo. Escrevo desde os 8 anos de idade, meu gênero é romance. Minhas histórias costumam misturar experiências pessoais com enredos fantasiosos. Mas todas tem um mesmo alicerce, uma mesma origem: Dor. Algumas vezes ao me machucar, costumavam perguntar como estava a dor. Afinal, dormência seria pior. Inevitavelmente, eu acabava relacionando e de certa forma medindo, feridas corpóreas com feridas espirituais. Tudo bem que, dependendo de quem você é, explodir de felicidade ou desmoronar de tristeza é indiferente, equiparável ao voo de um inseto.

Ainda assim, vagando dentro dos quartos que eu abrigo entre uma angústia e uma alegria, eu costumava inspecionar de forma clínica certas mágoas, como se elas fossem físicas: como está a dor? Ainda dói? Nestes casos, será que dormência seria realmente pior, no sentido de conseguir esquecer? Meu problema com este tipo de ferida invisível é que ela não é palpável; Não se trata do que causaram a mim, mas do que sou sentenciado a responder de volta, enquanto a dormência não chega. Logo, eu estive ou estou respondendo de volta, na forma de histórias.

Através do Clube de Autores, as pessoas poderão conhecer um pouquinho do meu trabalho literário; Algumas histórias seguem em desenvolvimento, e só serão publicadas quando estiverem 100% finalizadas, o que significa também revisar página por página - Muitas vezes identifico que escrevi algo que não era exatamente o que gostaria de passar.