O Golfinho Dourado

Por Gilson Médici

Literatura Infanto Juvenil, Infantil

Esta página foi vista 8514 vezes desde 05/01/2011

"De repente, perto de onde estava Zé da Traia, alguma coisa brilhante cruzou o ar.

Era o golfinho dourado, que saltara para fora d'água e descrevendo um arco mergulhara novamente. A luz do sol refletiu-se nele, ofuscando a todos.

-- Ooooh! – Exclamaram.

Ficaram boquiabertos, admirados. Zé da Traia tinha razão, o golfinho dourado existia mesmo! Ainda surpresos, viram um novo salto. E mais um!

Com os braços estendidos para frente, Zé da Traia adentrou ainda mais no mar.

Todos viram quando o golfinho dourado se aproximou e permitiu ser abraçado. Houve uma salva de palmas. Joana continuava chorando, mas agora, de felicidade."

Um livro repleto de aventuras que, com certeza, agradarão a crianças e adultos.

Edição 2 (2011)
Coloração Colorido

Gilson Médici

Gílson Médici é de Itaú de Minas, uma típica cidadezinha do interior do estado. Apesar de nascido em Três Corações, também em Minas Gerais, considera-se cidadão itauense, pois se mudou para lá com a família quando ainda tinha seis meses de vida. A infância e a adolescência vividas nesse lugar, repletas de aventuras e desassossegos, estão refletidas em diversas crônicas, contos e poemas.

Aos dezoito anos foi para São Paulo estudar e ficou por lá. Formado pela Universidade Mackenzie trabalha na área de Informática como Analista de Sistemas.

Atualmente, fixou residência na paradisíaca Estância Balneária de Peruíbe, litoral de São Paulo.

Publicou o livro infantil “O Golfinho Dourado e outras fábulas”, o livro infanto-juvenil “A história de Sinclair e outras histórias”, o livro de poemas “Penso assim” e os livros de contos “Histórias Inacabadas”, “Badacama”, “A repetição das coisas” e "A loteria da fecundação".

Além destas publicações, teve alguns de seus textos inseridos em antologias publicadas no Brasil e em Portugal.

Em 2019 concluiu a Faculdade de Filosofia da Universidade Cidade de São Paulo e nesse mesmo ano tornou-se membro efetivo da Academia Peruibense de Letras, ocupando a cadeira 27, cujo patrono é Machado de Assis. Empossado, participou das coletâneas: "Quinze Anos” nesse mesmo ano, em 2020, de “Ler e gostar... É só começar.”, em 2021, de “Páginas que falam”, e em 2022, de "Maioridade", todas organizadas por essa Academia.