CULTURA LEITORA INFANTIL

REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM UMA PRAÇA PÚBLICA

Por Marcos de Souza Machado

Livros E Leitura, Leitores, Estudo Das Crianças, Educadores, Educação Não Formal, Literatura Infanto Juvenil, Educação

Esta página foi vista 52 vezes desde 28/07/2024
Coloração

A cultura lúdica infantil é um campo vasto de investigação em diversas áreas do conhecimento científico. Esta pesquisa se inseriu na perspectiva de refletir sobre a democratização do acesso à leitura vinculada à compreensão que se tem na atualidade sobre a cultura lúdica infantil e sua articulação com a cultura leitora. Sob orientação das perspectivas recentes que lidam com o conceito de leitura enquanto elemento polissêmico, dinâmico e de natureza humana e sociocultural, este trabalho buscou compreender quais os pontos de convergência que existem na relação entre a literatura e as culturas lúdicas infantis. No intuito de estabelecer estas relações, com vistas também à democratização da experiência leitura em espaço público, como as praças, fora dos muros da escola, a opção metodológica foi de realizar uma experiência em campo, configurada em uma intervenção em formato de oficina de leitura com crianças, em uma praça pública na cidade de Salvador. Na pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter participativo e de intervenção. Nortearam este trabalho os estudos de Martins (1994), Colomer (2007), a respeito de leitura, e Brougère (1998), Sarmento (2003), Luckesi (2015), acerca da cultura lúdica infantil, dentre outros. Como resultado, notamos que o comportamento leitor precisa ainda de atenção, especialmente no que se refere ao incentivo às práticas de leitura fora da escola; bem como que a literatura se relaciona com a cultura lúdica na medida em que apresenta elementos de convergência, como o estímulo à criatividade, a memória, o prazer estético, a socialização do pensamento e da linguagem, dentre outros.

ISBN 978-65-266-2394-7
Edição 1 (2024)