Estima-se que existem, na Inglaterra e no continente, cerca de 140 manuscritos da “História Eclesiástica”. Destes, quatro datam do século VIII: o manuscrito Moore (Cambridge), assim chamado porque, após ser vendido em leilão no reinado de William III, passou para a posse do Bispo Moore, que o legou à Universidade de Cambridge; Cotton, Tiberius A, xiv; Cotton, Tiberius C, ii; e o manuscrito Namur. Uma descrição detalhada destes, bem como de um grande número de outros manuscritos, pode ser encontrada na Introdução do Sr. Plummer à sua edição das Obras Históricas de Beda. Ele foi o primeiro a colacionar os quatro manuscritos mais antigos, além de examinar vários outros e colacioná-los em certos trechos. Ele apontou que dois dos manuscritos datados do século VIII (o século em que Beda morreu), o manuscrito Moore e Cotton, Tiberius A, xiv, apontam para um original comum que não pode estar muito distante do autógrafo de Beda. Assim, somos levados muito perto de nosso autor, e podemos ter mais do que na maioria dos casos a garantia de que temos diante de nós o que ele realmente quis dizer.
[…] Passando para a história em si, podemos traçar uma divisão de assuntos ou períodos aproximadamente análogos à divisão em livros. O Livro I contém a longa introdução, o envio da missão romana, e a fundação da Igreja; os Livros II e III, o período de atividade missionária e o estabelecimento do cristianismo em toda a terra. O Livro IV pode ser dito para descrever o período de organização. No Livro V a própria Igreja Inglesa se torna um centro missionário, plantando a fé na Alemanha, e. atraindo as Igrejas Celtas para a conformidade com Roma.
Número de páginas | 340 |
Edição | 1 (2024) |
Formato | 16x23 (160x230) |
Acabamento | Capa dura |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
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