DENSHO

O CAMINHO DO SUMI-E NO BRASIL

Por Hiromi Takano & Mikhaela Kawahara

Meditations, Meditação, Crescimento Pessoal, Corpo, Mente E Espírito, Autoajuda, Artes

Esta página foi vista 435 vezes desde 21/11/2023

O Sumi-e é a expressão pictórica do Zen por meio da pintura com tinta preta. É uma arte essencialmente japonesa, formada pelo mesmo espírito que define o Japão como nação. A pintura Sumi-e deve sua origem aos monges do Budismo Zen que a desenvolveram e a praticaram, assim como os samurais. Por isso , deve ser compreendida dentro do contexto religioso e filosófico característicos da cultura japonesa. A partir da prática e pesquisa, de nossas pinturas e das pinturas de nossos alunos constatamos que o Sumi-e é uma arte meditativa, uma arte do Do que aprimora a habilidade manual, a coordenação entre a mente e o corpo, a atenção, a percepção, a concentração e o foco no presente. A sua prática contínua tem o efeito da autopercepção e do aquietamento mental necessário para lidar com o estresse do cotidiano e, com isso, passamos a ser menos afetados pelas coisas exteriores que perturbam o nosso equilíbrio.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Couche 150g

Hiromi Takano & Mikhaela Kawahara

Hiromi Takano é Artista de Sumi-e, Psicóloga com especializações em Avaliação Psicológica e Arteterapia, atualmente especializando-se em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Mikhaela Kawahara é estudante de Medicina, monitora de Fisiologia e membro das ligas de Cardiologia, Semiologia e Cirurgia Geral da universidade Católica de Brasília (UCB) e Artista de Sumi-e. Sua arte e aprendizado estão enraizados na cultura de seus ancestrais, mas também são vitalizadas para o mundo contemporâneo, com temas e propostas que visam atender à riqueza e aos desafios da realidade brasileira. Em dois artigos – "Shikunshi do Cerrado” e “Sumi-e como Instrumento de Arteterapia” – e também em no livro “Exposição Interativa de Sumi-e” – essas duas artistas apresentam seu pensamento quanto ao uso da pintura Sumi-e como prática meditativa que visa à saúde mental, além da valorização da paisagem natural e cultural brasileiras. Suas obras já são reconhecidas e premiadas internacionalmente, inclusive no Japão, país de origem da arte Sumi-e. Como artista e diretora do braço brasileiro do International Chinese Calligraphy and Ink Painting Society (ICCPS), Hiromi Takano trabalha ativamente com Mikhaela Kawahara para a divulgação da arte Sumi-e e da cultura japonesa, por meio de exposições, projetos, cursos e oficinas. Além disso, realizam trabalhos voluntários para o bem-estar de jovens e adultos em parceria com escolas públicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), órgãos do governo, universidades e organismos internacionais. Com essas atividades, atuam e promovem ações voltadas para a realização dos objetivos de desenvolvimento social, principalmente a inclusão social, a educação emocional e a saúde. Assim, a arte Sumi-e, no início desenvolvida e praticada por monges e samurais, se faz viva e atual como arte meditativa e instrumento para auxiliar pessoas de todos os gêneros e de todas as idades, em particular aquelas em situação de vulnerabilidade, a desenvolverem em si o aquietamento mental necessário para enfrentarem os desafios cotidianos. Nesse trabalho, as artistas têm recebido o importante incentivo e apoio do Sr. Hayashi Teiji, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, e também excelente artista de Sumi-e, a quem são extremamente gratas.