DIÁLOGOS E RELEITURAS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PÚBLICO

Código do livro: 419141

Constitucional, Hermenêutica, Direito

Esta página foi vista 429 vezes desde 19/01/2022

O Direito não é meramente um reprodutor cego da sociedade, independentemente de suas vicissitudes. Todavia, a sociedade é um parâmetro para esta ciência se enveredar. Nesse sentido, o Direito é responsável por racionalizar a sociedade.

O Direito jamais se apresenta na mesma velocidade que a sociedade, afinal a dinamicidade da sociedade não é passível de ser compreendida com facilidade, motivo pelo qual há inelutável tensão entre a sociedade e o Direito. Em 2020 e 2021, configurou-se a irrefreável virtualização das relações humanas, que já estavam comumente vans, frias, nebulosas, antes mesmo da imprevisível pandemia, oriunda da COVID-19.

Nesse universo, o Direito se posiciona habitualmente de maneira altruísta e profunda, por exemplo, ao preceituar a função social da família e ao posiciona-la como base da sociedade, entretanto, os valores humanos e solidaristas típicos da família habitualmente não são materializados, haja vista a majoração da violência, a avassaladora prática da corrupção, a majoração dos índices de alienação parental, de divórcios, etc.

O humanismo do Direito está presente na valoração da dignidade da pessoa humana, no objetivo fundamental de erradicação da miséria, da pluralidade de direitos sociais, do fortalecimento das gerações dos direitos fundamentais, das soluções alternativas de conflitos, do refinamento das discussões do mínimo existencial, da não subserviência ao discurso da reserva do possível, da diplomacia, repúdio ao terrorismo, defesa da paz, etc. Entretanto, se estas proposições não forem materializadas, o Direito não passará de uma simbologia, de um idealismo e de uma abstração. Nesse teor, a concretização do humanismo deve se dar de forma vertical, por meio de políticas públicas, porém, também depende de condutas humanistas entre seres humanos.

A hermenêutica do Direito se dá através da precisão das dicotomias, notadamente entre Direito Público versus Direito Privado, que podem ser facilmente suavizadas, ante a constatação de suas inúmeras interfaces, motivo pelo qual, esta obra, que consiste numa edificante homenagem aos alunos da turma de pós-graduandos de Direito Público 2019/2 do Centro Universitário Newton Paiva, demonstrará o quão entrelaçadas estão as duas esferas, que se aproximam naturalmente pelo vetor humanista da dignidade da pessoa humana. Assim, a conduta humana deve se pautar a partir do preâmbulo da Constituição Federal de 1988, ao prever o que há de mais verdadeiro e genuíno na órbita do ordenamento juridico brasileiro, isto é, precisamos da “proteção de Deus” para a condução de todas as relações humanas.

Edição 202 (2022)

Hugo Rios Bretas; Valéria Edith Carvalho de Oliveira

Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Direito Privado, Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;Coordenador do Grupo de Pesquisas GEPAM "A gestão de pessoas e o assédio moral: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do Direito para um ambiente empresarial saudável", Coordenador das pós-graduações em Direito Público, Direito de Família e das Sucessões, Conselheiro representante das Ciências Jurídicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Representante docente da pós-graduação na Comissão Própria de Avaliação (CPA), a de Avaliação (CPA), Membro do NDE (Nucleo Docente Estruturante), Professor Adjunto I da Escola de Direito, EAD, Extensão e Conteudista do Centro Universitário Newton Paiva; Coordenador da Pós-graduação em Direito Público, Constitucional e Ambiental, membro do colegiado e Professor Titular da pós-graduação e graduação da UNIFUNCESI; Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Responsável pelo Setor de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Professor da Universidade Corporativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (UCA-DF); Membro pesquisador do Grupo de Pesquisas "Ética e Religião" do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGCR PUC Minas); Professor das Pós-graduações do SENAC, UNIPAC,  e MILTON CAMPOS. Membro da Comissão Estadual de Advogados Professores da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMG).