RELEITURAS BASILARES DO DIREITO PÚBLICO E AS SUAS INTERFACES

Por Hugo Rios Bretas, Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá

Direitos Civis, Constitucional, Educação, Direito

Esta página foi vista 669 vezes desde 17/12/2021

O Direito em virtude de seu interesubjetivismo, de seus robustos institutos e de seu impacto inelutável perante a sociedade, precisa ser constantemente revisitado.

Os mais complexos conceitos do Direito estão em constante formação, por exemplo, o princípio da dignidade da pessoa humana foi objeto de análise em razão da crise humanitária no Afeganistão, em 2021. No mesmo sentido, a COVID-19, a partir de março de 2020, marcada pela imprevisibilidade, estabeleceu a releitura do discurso de assistência do Estado, em razão da premência do auxílio emergencial, o que, reflexamente, estabeleceu forte tensão no Direito Financeiro, ante o avassalador efeito deste auxílio no planejamento orçamentário.

A especulação em 2021 sobre o racionamento das águas exigiu a análise sobre a essencialidade dos recursos mínimos em favor dos cidadãos.

A utilização, impulsionada no período de pandemia, de aplicativos, videoconferências e tecnologia em geral, acendeu a flexibilização da indispensabilidade de audiências presenciais no âmbito do Poder Judiciário.

No mesmo sentido, a abertura de empresas, de forma virtual, impactou o Direito Empresarial, mas, também atingiu importante alerta no sentido de que a economia estatal pode ser aquecida, através da abertura de novas empresas virtualmente.

Afinal, a internet deve ser considerada essencial, similarmente aos serviços de água, esgoto, energia e segurança pública?

Invocamos alguns fatores recentes, capazes de demonstrar os intermináveis fatores estupidificantes que provocam releituras basilares no Direito Público. Diante disso, a única forma de enfrentar estes desafios se dá através do altruísmo, isto é, do reconhecimento real do outro, sob pena de prosseguirmos no alarmante cenário de apatia, insensibilidade e perversidade.

Espero que esta obra, fruto do engajamento da querida turma de Direito Público de 2019/1 do Centro Universitário Newton Paiva, gere reações e contribua para a promoção de efetivas reflexões.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura s/ orelha

Hugo Rios Bretas, Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá

Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Direito Privado, Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;Coordenador do Grupo de Pesquisas GEPAM "A gestão de pessoas e o assédio moral: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do Direito para um ambiente empresarial saudável", Coordenador das pós-graduações em Direito Público, Direito de Família e das Sucessões, Conselheiro representante das Ciências Jurídicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Representante docente da pós-graduação na Comissão Própria de Avaliação (CPA), a de Avaliação (CPA), Membro do NDE (Nucleo Docente Estruturante), Professor Adjunto I da Escola de Direito, EAD, Extensão e Conteudista do Centro Universitário Newton Paiva; Coordenador da Pós-graduação em Direito Público, Constitucional e Ambiental, membro do colegiado e Professor Titular da pós-graduação e graduação da UNIFUNCESI; Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Responsável pelo Setor de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Professor da Universidade Corporativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (UCA-DF); Membro pesquisador do Grupo de Pesquisas "Ética e Religião" do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGCR PUC Minas); Professor das Pós-graduações do SENAC, UNIPAC,  e MILTON CAMPOS. Membro da Comissão Estadual de Advogados Professores da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMG).