Fato ou Fake

Aprendendo a tomar decisões baseada em dados

Por Francisco Nauber Bernardo Gois

Informática, Ciência Política, Ciência

Esta página foi vista 145 vezes desde 07/07/2024

"Fato ou Fake?" é uma exploração abrangente do complexo labirinto da era da informação, destacando a importância crucial de tomar decisões baseadas em dados confiáveis e a necessidade vital de evitar as armadilhas das fake news. Em um mundo digital onde a distinção entre fato e ficção se torna cada vez mais desafiadora, o livro se propõe a equipar os leitores com as ferramentas necessárias para navegar nesse cenário turbulento, promovendo uma compreensão mais profunda de como os dados podem ser usados para tomar decisões mais precisas e eficazes.

O livro aborda a necessidade de discernimento e pensamento crítico em um mundo onde um tweet ou uma manchete podem desencadear reações em cadeia. Explora metodologias e práticas que garantem a integridade e a validade dos dados, oferecendo insights sobre como diferenciar informações confiáveis de desinformação e como os dados podem ser manipulados para distorcer a verdade.

Além disso, "Fato ou Fake?" discute o papel da tecnologia e da inteligência artificial na amplificação das fake news e como essas mesmas ferramentas podem ser empregadas para combater a disseminação de informações falsas. O livro oferece exemplos práticos, estudos de caso e estratégias para aplicar o pensamento baseado em dados no dia a dia, melhorando a qualidade das decisões em ambientes corporativos, políticos e pessoais, e promovendo uma sociedade mais informada e menos suscetível a manipulações.

Destinado a líderes, profissionais, acadêmicos, estudantes e qualquer pessoa interessada em entender o poder dos dados e como utilizá-los de forma eficaz e ética, "Fato ou Fake?" é uma leitura essencial para quem busca construir uma base sólida para a tomada de decisões em um mundo cada vez mais orientado por dados. Com as ferramentas e conhecimentos apresentados, o autor espera inspirar uma nova onda de pensadores críticos e tomadores de decisão informados, capacitados para enfrentar os desafios de um mundo inundado de informações, onde a verdade é muitas vezes um bem precioso e difícil de encontrar .

Edição 1 (2024)