Fundamentos da Informática

Por Luciana Maura Aquaroni Geraldi

Informática, Educação

Esta página foi vista 465 vezes desde 12/01/2022

É sabido, na sociedade atual, que o computador assume a primeira posição, quando se trata de equipamentos tecnológicos. Ele absorveu e integrou vários equipamentos como, retroprojetor, projetor de slides, gravador, videocassete e televisão com inegáveis vantagens. Facilitou e acelerou o processo de automação, essência no mundo globalizado. Antes da automação gerada pelos computadores, os dados dos indivíduos ou organizações eram mantidos e protegidos através de registros em papel, dispersos pelos departamentos das empresas. Os sistemas operacionais têm a capacidade de concentrar dados em arquivos de computadores que podem ser acessados facilmente por muitas pessoas e/ou grupos internos ou externos à organização. Nesse cenário, os dados automatizados são mais suscetíveis à destruição, fraude, erro e uso indevido pelos usuários. Baseando-se nos conceitos apresentados, essa apostila, visa à apresentação de competências que identifiquem os serviços e as funções de um Sistema Operacional através de suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, na detecção e solução de problemas que venham ocorrer em ambientes domésticos e organizacionais relacionados à manutenção dos dados armazenados eletronicamente. Também serão apresentados os conceitos de verificação e funcionamento básico dos equipamentos e softwares do sistema operacional utilizado pelo usuário, além de obter conhecimentos específicos na seleção de um sistema operacional adequado as suas necessidades. Hoje, no ambiente organizacional é necessário que exista o controle e a segurança dos dados como prioridade. Dentre os tipos de sistemas operacionais existentes no mercado, estão os softwares proprietários (Windows e Macintosh, por exemplo) e os softwares livres, que são reconhecidos no mercado mundial, permitindo que, seus usuários demonstrem suas reais vantagens e desvantagens proporcionadas ao ambiente empresarial (Linux, por exemplo). Em uma conjuntura competitiva e caracterizada pelo gerenciamento da informação, observa-se a importância dos dados de uma organização em meios digitais que viabilizem a qualidade da transmissão e transferência de dados informatizados, tanto internamente quanto externamente à empresa que utiliza como software básico, sistemas operacionais proprietários ou livres.

ISBN 978-65-00-38057-6
Edição 1 (2022)