HISTÓRIA DA DANÇA Evolução Cultural

Dança: da pré-história ao século XXI

Por ELIANA CAMINADA

Teatro, Atuação & Audição, Educação, Artes Cênicas, Artes

Esta página foi vista 439 vezes desde 13/03/2023

Este trabalho surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes de dança a possibilidade de ter acesso a textos, traduções e análises de grandes autores que, em sua maioria, não são encontrados ou reeditados no Brasil.

A história da dança é narrada cronologicamente, numa linguagem simples e acessível.

A obra foi publicada pela 1a vez em 1999 e esgotou-se completamente. Esta é a atualização da obra e foi escrita em quatro volumes.

No Clube de Autores cada volume poderá ser adquirido isoladamente. O volume IV é sobre o ballet no Brasil e se conclui com o capítulo Painel, um registro dos nossos bailarinos no exterior. Acrescentei ainda uma homenagem a Tatiana Leskova.

Edição 2 (2023)

ELIANA CAMINADA

Atividade atual: Ministra palestras, participa de debates sobre dança, atua como jurada em festivais conceituados e colabora com o projeto “Mestres da Dança”.

Graduada pela Escola de Danças Maria Olenewa, Eliana Caminada estudou com Tatiana Leskova e, sob sua permanente orientação, profissionalizou-se. Seu marido, o professor Eric Valdo, também teve papel fundamental no desenvolvimento de sua carreira. Foi bailarina-solista do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, primeira-bailarina do Balé Guaíra, bailarina-solista contratada pela Bayerishe Staats Opera.

Tem livros editados e escreveu artigos sobre dança em jornais e sites especializados. Integrou o Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville no período 2007/2009. Foi docente nas cadeiras de História da Dança, Repertório e Ballet Clássico no curso superior de dança do Centro Universitário da Cidade e na Universidade Castelo Branco. Recebeu diversas homenagens, entre as quais a Medalha da Unesco/Conselho Brasileiro da Dança por Relevantes Serviços Prestados e foi uma das artistas homenageadas pela São Paulo Companhia de Dança no programa Figuras da Dança de 2014, com vídeo transmitido por diversas emissoras por todo o Brasil.

VIVENDO COM A DANÇA: blogdacaminada.org